Home / Pará / Pará não registra nenhum caso de gripe aviária, explica Adepará

Pará não registra nenhum caso de gripe aviária, explica Adepará

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Asepará) ressaltou nesta sexta-feira (26) que não há nenhum caso no Pará de Influenza Aviária, também conhecida como “gripe aviária. Mesmo assim, a Adepará explicou que vem intensificando as ações de vigilância sanitária, medidas de prevenção, e que está elaborando o Plano de Contingência Estadual, e que está qualificando as equipes que atuam na Emergência Sanitária. Também está em elaboração uma portaria para estabelecer o bloqueio sanitário nas granjas, como uma medida de prevenção.

Para identificar precocemente a doença, a Agência de Defesa destaca que está executando o componente 4 dos 5 que formam o Plano de Vigilância de Influenza Aviária e Doença de Newcastle criado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

O componente 4 tem foco em aves de subsistência, que são para consumo da família, e as equipes da Adepará percorrerão 35 municípios que possuem essa cultura, realizando a coleta de material biológico das aves para estudo. As amostras serão enviadas para análise no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária, na cidade de Campinas, em São Paulo.

A Adepará também informou que realizou a investigação epidemiológica no plantel avícola industrial, onde aproximadamente 100 granjas de 21 municípios paraenses foram inspecionadas. Foram investigadas 1.122 aves e coletadas 16.930 amostras biológicas.

“A Agência de Defesa está trabalhando para a proteção e prevenção da Influenza Aviária nas aves domésticas e silvestres no estado.”, frisou, em nota.

O comunicado termina com um pedido para que a população evite contato com animais doentes ou mortos. “Caso identifique animais doentes e alta mortalidade em aves silvestres ou domésticas, comunicar a Adepará nos escritórios da Agência localizadas todo estado ou por meio do Sisbravet.”, acrescentou a nota.

 

Fonte: Oliberal

Veja Também

Equatorial Pará leva caravana de serviços à cidade de Tracuateua

E+ Caravana Equatorial oferece serviços como troca de lâmpadas, negociação de débitos e cadastro na ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.