Home / Economia / 26 mil novas empresas abrem no Pará de janeiro a abril

26 mil novas empresas abrem no Pará de janeiro a abril

O Pará registrou a abertura de 26.818 novas empresas no primeiro quadrimestre de 2023 (de janeiro a abril) e mantém ativos mais de 419 mil estabelecimentos. O resultado positivo foi publicado ontem, 30, no link Mapa das Empresas, elaborado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Nos últimos 12 meses, foram registradas 78.104 novas empresas abertas em todo o Pará e manteve saldo positivo de 43.866 no período.

Em todo o Brasil, foram abertas 1.331.940 empresas, o que representa um aumento de 21,8% em relação ao último quadrimestre de 2022, porém com queda de 1,6% quando comparado com o primeiro quadrimestre de 2022. Os resultados revelam um saldo positivo de 594.963 empresas abertas, e um total de 21.020.285 empresas ativas no Brasil, considerando matrizes, filiais e microempreendedores individuais (MEI). Nesse cenário, 93,7% das empresas são microempresas ou empresas de pequeno porte.

No cenário econômico brasileiro predominam as atividades do setor terciário da economia, relativas ao comércio e prestação de serviços. Essas atividades representam 81,6% das empresas em funcionamento no país. No primeiro quadrimestre deste ano o retrato foi similar, com 83,8% das empresas abertas nesse setor, sendo 59,5% para prestação de serviços.

Atividades

As duas principais atividades econômicas mais exploradas pelas empresas abertas no primeiro quadrimestre de 2023 no país foram: promoção de vendas (66.607 empresas abertas) e comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios (57.838 empresas abertas).

O tempo médio de abertura de empresas registrado ao final do primeiro quadrimestre de 2023 foi de 1 dia e 6 horas, o que representa um aumento de 6 horas (25,0%) em relação ao quadrimestre anterior. Quando comparado com o mesmo período em 2022, o dado apresenta uma redução de 10 horas (25,0%). No Pará esse tempo médio chega a 1 dia e 12 horas, redução de 15 horas em relação ao 3º quadrimestre de 2022, porém com aumento de 7 horas quando comparado ao 1º quadrimestre do ano passado.

Sergipe

Sergipe foi a unidade da federação que apresentou o menor tempo de abertura de empresas neste primeiro quadrimestre de 2023: 7 horas. Já o estado de São Paulo registrou o maior tempo: 2 dias e 2 horas, um aumento de 1 dia e 1 hora (100,0%) em relação ao último quadrimestre de 2022. Destaque para Curitiba e Aracaju, que foram as capitais mais ágeis na formalização de novas empresas, com tempo médio de apenas 2 horas. No outro extremo, Belém teve o desempenho mais baixo, com tempo médio de 2 dias e 22 horas.

Números

78.104

Nos últimos 12 meses, foram registradas 78.104 novas empresas abertas em todo o Pará e manteve saldo positivo de 43.866 no período.

 

Fonte: Dol

Veja Também

Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas começa nesta sexta com facilidades para consumidores endividados

A partir desta sexta-feira, 1º de novembro, consumidores endividados têm a chance de renegociar suas ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.