Home / Destaque / Com baixa cobertura vacinal, Pará prorroga vacinação contra gripe até 30 de junho

Com baixa cobertura vacinal, Pará prorroga vacinação contra gripe até 30 de junho

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) prorrogou, até 30 de junho, a Campanha de Vacinação contra Influenza (gripe), que seria encerrada nesta quarta-feira (31). A campanha continua destinada à população em geral, a partir dos seis meses de idade. A meta é vacinar 2,7 milhões de pessoas.

Mas, até o momento, conforme dados do sistema do Ministério da Saúde, foram aplicadas 934.003 doses, deixando a cobertura vacinal em apenas 33%. A gripe é uma infecção viral que ataca os pulmões, o nariz e a garganta. Os sintomas incluem febre, calafrios, dores musculares, tosse, congestão, coriza, dores na cabeça e fadiga.

Produzida pelo Instituto Butantan, a vacina ofertada em 2023 pelo Sistema Único de Saúde (SUS) protege contra três vírus respiratórios: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B, e contribui efetivamente para reduzir o adoecimento, as complicações e a mortalidade causada pelos três vírus.

A vacina também ajuda a proteger os mais vulneráveis às doenças graves associadas à gripe, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), e à descompensação de quadros de doenças pré-existentes, que podem levar à morte.

É fundamental que a cobertura vacinal de 90% seja alcançada

Quem ainda não se vacinou não deve perder mais essa oportunidade de se proteger de uma doença que pode ser grave para crianças, idosos e pessoas com comorbidades, como hipertensos e diabéticos. A vacina é um direito de todos, e o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), não tem medido esforços para garantir vacinas nos 144 municípios.

Para o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, é fundamental que a cobertura vacinal de 90% seja alcançada. “É importante que haja um esforço coletivo para o alcance da meta, e afastar o risco de adoecimento por uma doença que pode ser evitada por vacina”, ressaltou o titular da Sespa.

A Secretaria de Saúde continua incentivando os municípios a criarem estratégias para o alcance da meta da campanha, e alguns já têm desenvolvido ações diferenciadas para isso. Treze experiências exitosas foram selecionadas pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) para representar as Regiões de Saúde do Pará na I Mostra ImunizaSUS, que será realizada no dia 18 de julho, durante o 37º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, na cidade de Goiânia (GO).

Serviço:

A Campanha de Vacinação contra Influenza (gripe) continua nos postos de imunização dos 144 municípios, para a população a partir de seis meses de idade.

 

Fonte: Oliberal

Veja Também

Rotary Club de Bragança realiza ação de saúde no Mocajuba com cerca de 300 atendimentos

Ação social beneficiou moradores com serviços de saúde e orientações gratuitas na zona rural de ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.