Home / Bragança / Demutran e Detran: entenda a diferença dos órgãos atuando em Bragança

Demutran e Detran: entenda a diferença dos órgãos atuando em Bragança

Facilmente muitas pessoas confundem os nomes e siglas de órgãos nas diversas esferas dos poderes e de serviços. No trânsito por exemplo, o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) é facilmente confundido com o Departamento de Trânsito do Estado (Detran), e consequentemente suas ações, mas cada um deles tem sua função e podem ser responsáveis por administrar, normatizar, executar ou fiscalizar o trânsito orientados pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Os órgãos podem ser normativos ou executivos e estão classificados de acordo com a esfera federal, estadual ou municipal. Os órgãos de trânsito normativos são responsáveis por estabelecer normas e criar regras para o trânsito. Já os executivos fazem com que as regras e leis sejam cumpridas.

Entenda a função de cada órgão de trânsito presente em Bragança:

DEMUTRAN

O que significa: Departamento Municipal de Trânsito

O que faz: Órgão atrelado à prefeitura municipal, é responsável pela administração, fiscalização, sinalização e cuidado com trânsito da cidade.

Os agentes utilizam viaturas na cor verde e preto e fardas nas mesmas cores.

DETRAN

O que significa: Departamento Estadual de Trânsito

O que faz: É atrelado ao Governo do Estado e tem a responsabilidade de exigir e impor que as leis de trânsito sejam cumpridas no âmbito de sua jurisdição. É o órgão que planeja e controla tudo aquilo que é referente à documentação dos condutores e seus veículos.

Os agentes utilizam viaturas na cor amarelo, preto e branco e fardas predominantemente na cor amarelo e preto.

 

Fonte: Diário do Caeté

Veja Também

Câmara Municipal de Bragança recebe Selo Diamante do TCM-PA por excelência em transparência pública

Reconhecimento reforça o compromisso com a transparência e a gestão responsável no município Na última ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.