Entitulada “Esmolação – Imagens da Marujada de Bragança pelo Brasil”, a exposição que já passou por outras cidades do Brasil, ficará disponível ao público até está quinta-feira (15), no Espaço Cultural do Senado Federal. A abertura da exposição contou com a presença de autoridades municipais como o prefeito Raimundo Oliveira e vice-prefeito Dr. Mário Júnior, autoridades de Estado como secretários e até do Governador Helder e autoridades federais como deputados e senadores.
A mostra fotográfica itinerante faz parte das comemorações pelos 410 anos do município de Bragança. O fotógrafo paraense Alexandre Baena apresenta, em 15 telas com imagens em cores, a tradicional festividade secular, que ocorre no município de Bragança, região nordeste do Estado. Alexandre Baena é um conceituado fotógrafo e cineasta paraense.
Tradição – A “esmolação” é um ritual e uma referência às comitivas de devotos e promesseiros – os marujos – que cumprem a missão de percorrer importantes regiões do município: os campos, as colônias e as praias. Cada uma dessas localidades têm a imagem de São Benedito, um grupo de 11 esmoleiros e de um encarregado.
Eles realizam a evangelização e recebem donativos daqueles que alcançaram graças de São Benedito, por isso o nome “esmolação”, que é um momento em que a emoção, a humildade e as lágrimas se misturam aos agradecimentos.
Os marujos são recebidos sempre com um almoço ou jantar especial nas casas dos devotos, pois São Bendito é o santo dos cozinheiros.
Fonte: Diário do Caeté – com informações de Agência Pará