Home / Internacional / Onde o Titanic afundou? Veja como os restos do transatlântico foram encontrados

Onde o Titanic afundou? Veja como os restos do transatlântico foram encontrados

No último domingo (18), um submersível que fazia um mergulho para visitar os destroços do Titanic desapareceu 1 hora e 45 minutos após entrar no mar. Autoridades norte-americanas trabalham para localizar a embarcação que levava cinco pessoas a bordo para a expedição, entre elas, o empresário paquistanês Shahzada Dawood e o filho Suleman. O transatlântico que deu origem ao filme desapareceu em 1912, no Oceano Atlântico Norte, localizado no Canadá, a cerca de 3,8 mil metros de profundidade.

Onde o Titanic afundou?

Após a colisão com o iceberg, o navio afundou ao sul do “Grand Bank of Newfoundland”, em uma área conhecida atualmente como “Titanic Canyon”, a cerca de 400 milhas náuticas (740 quilômetros) ao sul da província de Terra Nova e Labrador, uma ilha ao extremo leste do país norte-americano.

A imagem em 8k mostra detalhes do deck do navio
A imagem em 8k mostra detalhes do deck do navio (Divulgação/OceanGate Expeditions)

Segundo o oceanógrafo Robert Ballard, assim como no filme, dirigido por James Cameron, o transatlântico se partiu ao meio. Sendo assim, seus restos estão divididos em duas partes, com a proa e a popa separadas por uma distância de cerca de 800 metros.

A Ocean Gate Expeditions comanda expedições subaquáticas, com o objetivo de captar detalhes nunca vistos antes da embarcação
A Ocean Gate Expeditions comanda expedições subaquáticas, com o objetivo de captar detalhes nunca vistos antes da embarcação (Divulgação/OceanGate Expeditions)

Como e quando os restos do Titanic foram encontrados?

Os restos da embarcação foram encontrados em 1985, 73 anos após o naufrágio, por Ballard, que já havia trabalhado em missões secretas para a Marinha dos Estados Unidos. O órgão norte-americano forneceu os meios para que o oceanógrafo conseguisse localizar o navio, desde que ele também encontrasse dois submarinos nucleares do país, que haviam afundado no local na década de 1960.

Com isso, Ballard partiu em missão a bordo do navio de pesquisa Knorr, divulgando que iria apenas descobrir onde estavam os restos do RM Titanic. A outa parte da missão era secreta, para que a Rússia ou a imprensa não desconfiassem que ele também estava em busca dos submarinos.

O oceanógrafo encontrou primeiramente os submarinos USS Thresher e USS Scorpion e deveria localizar o Titanic dentro do prazo de até 12 dias, pois a embarcação que ele utilizava já estava alugada para outras pessoas. Em apenas oito dias, Ballard conseguiu achar o transatlântico em 1º de setembro de 1985, com o auxílio do submersível Argo, que era equipado com câmeras capazes de transmitir imagens à superfície.

 

 

Fonte: Oliberal

Veja Também

Em Madrid, Pará apresenta destinos turísticos e potencialidades na Fitur

O calendário de feiras de turismo de 2024 foi aberto com a participação do Governo ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.