A campanha um dia no parque, no Pará começou, no dia 18 de Julho e teve seu encerramento, no domingo (23), em Bragança o encerramento aconteceu com a Trilha do Quilombo, que foi coordenada pelo grupo Cambitos do Pedal.
O ponto de largada foi na nova orla de Bragança e reuniu dezenas de ciclistas de diversos grupos, percorrendo primeiro as ruas de Bragança e em seguida áreas de proteção ambiental da cidade. A grande proposta da mobilização “Um dia no parque” 2023 foi de levar mais de 100.000 pessoas, em mais de 728 áreas de conservação ambientais e 360, parques espalhadas pelo Brasil, e seu objetivo principal, é a luta nacional em prol da defesa da natureza.
“Foi uma grande aventura, a cada metro pedalado uma beleza natural é contemplada, com certeza passar de carro ou moto por esses locais não é a mesma coisa, apesar do esforço físico que pedalar exige, estar mais perto da natureza, sentir o ar puro e ter esse contato mais presente é algo gratificante.” relatou o repórter Jairo Sousa.
A pausa pra descansar e principalmente para contemplar e aproveitar a natureza é essencial e olha só as belezas naturais pelo caminho.
Depois de 38 Km finalmente a chegada no quilombo do América.
Um banquete foi servido na sede da arquia, que é a Associação Remanescente Quilombola do América, além da fartura de alimentos para hidratação, também a riqueza de cultura, e para celebrar, foram realizadas oficinas de batuques, tranças nagô, palestra e danças.
A trilha do Quilombo prioriza também assuntos que devem ser tratados por toda a sociedade, como o combate ao racismo e a valorização da cultura afro-brasileira.
*É proibida a reprodução desde conteúdo
Fonte: Diário do Caeté