A Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) recebe nesta quinta-feira (16), às 20h, no Theatro da Paz, a terceira edição do Fima – Festival Interativo de Música e Arquitetura, que homenageia os teatros históricos do Brasil.
Sob regência de Miguel Campos Neto e com a participação dos solistas Thaina Souza (soprano), Carolina Faria (mezzosoprano), Márcio Carvalho (tenor) e o violinista Justo Gutierrez, o momento promove uma convergência lúdica entre música e arquitetura em alguns dos mais importantes templos da arte e da cultura brasileira.
Os comentários serão realizados pelo professor e doutor Aldrin Figueiredo. A iniciativa é do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), do Theatro da Paz e da Academia Paraense de Música (APM).
O Fima, em sua edição anterior, homenageou o Palácio Lauro Sodré, e agora saúda outra joia arquitetônica da cidade, o Theatro da Paz, que reflete toda a riqueza do ciclo da borracha no Brasil, exibindo em sua fachada o esplendor de sua arquitetura neoclássica, colunas imponentes e detalhes ornamentais – que evocam a grandiosidade das casas de ópera e antigos teatros do velho continente.
De acordo com o Miguel Campos Neto, maestro titular da OSTP, um dos objetivos mais importantes desse concerto é fortalecer ainda mais essa conexão afetiva do público com o Theatro da Paz, que é um patrimônio histórico brasileiro.
O 4º concerto da nova edição do Fima terá a apresentação de um repertório musical especialmente pensado para dialogar com os 145 anos da arquitetura, da arte decorativa e da história desse espaço único, testemunho vivo da história cultural e social de Belém e do Brasil.
Serviço:
Concerto da OSTP em parceria com o Fima, nesta quinta-feira (16), às 20h, no Theatro da Paz. Os ingressos podem ser adquiridos no dia do concerto pela internet, a partir das 9h, e na bilheteria do ‘Da Paz’ a partir das 18h.
*É proibida a reprodução deste conteúdo
Fonte: Diário do Caeté