Home / Internacional / Gaby Amarantos vence o Grammy Latino na Espanha

Gaby Amarantos vence o Grammy Latino na Espanha

A cantora paraense Gaby Amarantos venceu o Grammy Latino 2023 na categoria “Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa” com o álbum “Technoshow” que retrata o tecnomelody, ritmo original e criado em Belém, capital do Pará, marcado por acelerar o brega tradicional e adicionar batidas eletrônicas.

A premiação ocorreu na tarde desta quinta-feira (16), em Sevilha, na Espanha. A artista correu até o palco muito emocionada e enquanto agradecia descreveu a importância da valorização da cultura amazônica, periférica e principalmente de artistas independentes.

Além do discurso carregado com grandes referências, a paraense destacou que o vestido que escolheu para participar do evento representava uma grande árvore de samaúma, levantando a necessidade da preservação da Amazônia e o consumo do público de artistas que vem desse região.

O trabalho premiado fez parte da carreira de Gaby Amarantos, nos anos de 2002 a 2010, quando foi vocalista e compositora da banda TecnoShow. À época, os CDs de tecnobrega eram gravados de forma improvisada e independente e distribuídos nas bancas de camelôs, a preço populares. Dez anos mais tarde, as canções de TecnoShow chegaram ao streaming e, já em 2023, conquistam o Grammy Latino.

O álbum contém oito faixas que totalizam mais de 27 minutos e fazem uma compilação de hits tocados nas festas aparelhagens, dentro das periferias do Pará.

O gênero musical mistura beats eletrônicos, riffs de guitarra e muita composição regional.

As mais famosas são “Nova chama” e “Príncipe Negro”, nome de uma das aparelhagens mais famosas do Pará, composições de autoria da própria Gaby e que fizeram muito sucesso local na época em que foram lançadas.

*É proibida a reprodução deste conteúdo

Fonte: G1

Veja Também

Bragança recebe Comitiva da China e reforçam diálogo sobre investimentos

Em um encontro histórico para a cidade, o Prefeito Raimundão, o Vice-Prefeito Dr. Mário Júnior ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.