Home / Geral / 2024 será ano bissexto e terá 366 dias; entenda

2024 será ano bissexto e terá 366 dias; entenda

2024 terá uma peculiaridade no calendário, normalmente um ano tem 365 dias, porém, o próximo ano será um ano bissexto, concedendo um dia a mais, totalizando 366 dias. Esse acréscimo, devido à órbita terrestre, acontece a cada quatro anos, mantendo o calendário alinhado com as estações.

Este fato ocorre a cada quatro anos para ajustar o ano civil ao ano trópico, que é o tempo que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol com 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos.

O calendário gregoriano, com essas regras para o ano bissexto, foi instituído pelo Papa Gregório 13 no ano de 1582, que teve que “sumir” com dez dias para corrigir a defasagem. Este é o calendário vigente para grande maioria dos países nos dias de hoje.

Esse dia adicional, tem implicações em diversos setores. Desde ajustes em sistemas informáticos até reflexos em contratos e eventos, a peculiaridade de um ano com um dia extra é uma variável que demanda atenção e planejamento.

 

*É proibida a reprodução desde conteúdo 

 

Fonte: Diário do Caeté

Veja Também

Empresa JR Pinto obtém Licença de Operação-LO N° 070/2024, em Bragança-PA

A empresa JR Pinto (Estância Piriá), inscrita no CNPJ sob o número 56.997.006/0001-30, tornou-se oficialmente ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.