Home / Geral / Equatorial Pará orienta sobre os cuidados necessários com a rede elétrica no período chuvoso

Equatorial Pará orienta sobre os cuidados necessários com a rede elétrica no período chuvoso

Distribuidora de energia alerta sobre os riscos e perigos e dá dicas para evitar acidentes graves e até fatais

Com a chegada do inverno amazônico, inicia o período de chuvas intensas em várias regiões do estado. Por isso, a Equatorial Pará alerta sobre os cuidados necessários que as pessoas devem ter com a rede elétrica para que acidentes que representam riscos e perigos à vida sejam evitados.

Foto: Márcio Mafra / Diário do Caeté. Todos os direitos reservados.

De acordo com Elizabete Macêdo, técnica em Segurança do Trabalho da Equatorial Pará, um dos pontos de atenção mais importantes é em relação ao cuidado com as instalações elétricas das casas. Ela afirma que é necessário utilizar materiais de qualidade e que possuam o selo do INMETRO.

“O uso de equipamentos adequados, dentro das normas reguladoras, ajuda a reduzir o risco de choque e curto-circuito. É uma segurança extra para as famílias, já que nesses primeiros meses do ano, estes tipos de acidentes costumam aumentar”, comenta.

Ainda de acordo com a técnica em Segurança do Trabalho, não é recomendável trabalhar na rede interna se a pessoa estiver molhada e, em nenhuma hipótese, se deve mexer nas fiações externas com chuva. Vale ressaltar que, quando acontecerem trovoadas, os eletrodomésticos devem ser retirados da tomada. De preferência, a pessoa deve fazer essa ação com um calçado de solado de borracha.

Já para quem estiver no trânsito quando estiver chovendo e encontrar algum cabo caído na pista, Elizabete Macêdo orienta que ninguém se aproxime ou toque em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica. O ideal é isolar o local e ligar imediatamente para Central de Atendimento da Equatorial Pará pelo número 0800 091 0196, e para o Corpo de Bombeiros no 193.

Confira outras dicas importantes:

– Permaneça dentro de casa e saia apenas se for absolutamente necessário;

– Se você estiver na rua e começar o temporal, afaste-se de campos de futebol, piscina, lagos, lagoas, praias, árvores, mastros e locais elevados, e jamais se abrigue próximo dos postes ou embaixo da fiação elétrica;

– Se você perceber que as paredes da sua casa estão úmidas, evite o contato com elas e não ligue equipamentos elétricos em tomadas instaladas ali, pois as paredes podem ser fonte de choques e mau funcionamento de equipamentos e causar danos aos aparelhos;

– Para os motoristas que ficam ao volante durante um período intenso de raios, durante esta incidência, o ideal é que as pessoas continuem dentro dos carros, pois eles são abrigos adequados, já que os pneus de borracha proporcionam um bom nível de isolamento no caso de raios que atingem o solo.

*É proibida a reprodução deste conteúdo

Fonte: Equatorial Pará

Veja Também

FAB intercepta helicóptero vindo da Venezuela com 240 kg de drogas

A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou, nesta segunda-feira (9), um helicóptero que entrou no espaço ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.