Um homem identificado como; Jailson Silveira, morreu tragicamente na noite deste sábado (11), após sofrer uma forte descarga elétrica dentro da própria residência, tragédia registrada na comunidade do São Tomé, localizada na zona rural do município de Bragança, nordeste do Estado.
Segundo informações preliminares, a tragédia se deu após o transformador do poste de energia pegar fogo, Jailson estava dentro de casa e supostamente molhado e sem saber o que estava acontecendo tentou ligar o fogão elétrico e recebeu a descarga, familiares rapidamente socorreram a vítima e levaram para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mais após dar entrada na casa de saúde o mesmo não resistiu as gravidades da descarga e evoluiu a óbito. A vítima deixa a esposa e um filho menor de idade.
Uma equipe da Polícia Científica do núcleo avançado de Bragança, removeu o corpo da vítima e encaminhou para o Centro de Perícias na cidade de Castanhal, para a realização dos exames cadavéricos.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (ABRACOPEL) os registros de acidentes elétricos cresceram no primeiro semestre de 2022. De janeiro a junho, foram contabilizadas 949 ocorrências envolvendo situações de curtos-circuitos, fugas de corrente, ausência de manutenção, dimensionamento incorreto das instalações e outros fatores que podem resultar em choques elétricos ou incêndios em comércios, residências ou indústrias. Deste total, 384 pessoas morreram.
No ano passado, no mesmo período, foram 759 registros. Em 2020, 741; e, em 2019, 826 acidentes. Ou seja: o primeiro semestre deste ano ultrapassou a cota, com folga, do último triênio.
Fonte: TV CAETÉ