A Afya Educação Médica deu início, em Belém, aos atendimentos gratuitos à comunidade, nas áreas de Pediatria e Psiquiatria. A ação social faz parte das atividades dos cursos de pós-graduação médica oferecidos pela instituição e que têm, como um dos focos, a formação de profissionais especialistas para atender a demanda crescente do estado.
Através de uma metodologia baseada na prática profissional, em que os alunos médicos atendem pacientes reais, a população que mais precisa também é beneficiada. No mês de janeiro, a unidade ofereceu mais de 20 consultas com especialista, de forma gratuita. Em fevereiro também haverá atendimento. O serviço é contínuo e ampliado conforme a abertura de novos cursos, como Dermatologia, Endocrinologia e Cardiologia e Ginecologia, que em breve estarão disponíveis.
Os pacientes são atendidos nos próprios ambulatórios da Afya Educação Médica em Belém, na Travessa Dr. Moraes, bairro Nazaré. A unidade conta com uma estrutura ampla e moderna, com 16 consultórios, espaço de convivência e sala de discussão de casos clínicos, o que garante aos alunos uma excelente estrutura e aos pacientes um atendimento diferenciado.
Ver essa foto no Instagram
A diretora da Afya em Belém, Thais Fernandes, ressalta que as consultas são oferecidas conforme a programação e buscam alcançar a população que mais precisa e que muitas vezes não tem acesso ao atendimento médico especializado.
“Além de proporcionar aos alunos uma prática médica consistente, a Afya também cumpre o seu papel social, abrindo as portas da unidade para atendimento médico gratuito”, destaca.
Segundo ela, o Pará tem o menor percentual de médicos para cada 100 habitantes, entre os estados da região Norte. “Portanto, a presença de uma unidade de ensino de pós-graduação com atendimento gratuito, é um ganho relevante e necessário”, frisa.
A unidade de pós-graduação foi instalada recentemente em Belém, mas, de acordo com a diretora nacional de Operações da Afya Educação Médica, Camila Diogo, os resultados já são extremamente satisfatórios. “Ficamos felizes de chegar a Belém levando nossa qualidade de ensino e infraestrutura premium, para proporcionar Educação Médica Continuada da mais alta qualidade”, disse.
Ela acrescenta que a instituição já possui quatro unidades de graduação no Pará, nas cidades de Bragança, Abaetetuba, Marabá e Redenção – e agora está presente na capital, com a pós-graduação, reforçando o compromisso com os paraenses.
“Além da nossa estrutura acadêmica ter sido desenvolvida para proporcionar a melhor aprendizagem, com aulas teóricas aliadas à prática com pacientes reais, prezamos também em melhorar a vida da comunidade ao nosso redor, oferecendo atendimentos em diferentes especialidades, de forma gratuita. Sendo assim, a chegada de uma unidade Afya Educação Médica é um acontecimento muito positivo para todo ecossistema de saúde da região”, observa.
*É proibida a reprodução deste conteúdo
Fonte: Diário do Caeté com informações da Afya Educação Médica