Na manhã desta terça-feira (12), o IFPA Campus Bragança promoveu a Audiência Pública do PDI 2024-2028, reunindo mais de 150 participantes, entre professores, alunos, líderes da comunidade local e representantes da Secretaria Municipal de Turismo. O evento proporcionou uma visão abrangente do Plano de Oferta de Cursos da instituição para o próximo quinquênio.
Ver essa foto no Instagram
Missão e Visão do IFPA em Foco
A abertura da Audiência Pública deu destaque à missão e visão do IFPA, que visam promover a educação e a cidadania por meio da formação de profissionais dos níveis técnico, tecnológico e formação docente para o desenvolvimento social, ambiental e econômico da região Nordeste Paraense.
Panorama Atual do Campus Bragança
Em seguida, os presentes foram informados sobre os cursos ativos, projetos de extensão e pesquisa em andamento no Campus Bragança. A apresentação também destacou os desafios e metas para o novo ciclo de oferta de cursos, com foco na importância da formação técnica, tecnológica e docente para o desenvolvimento regional.
Desafios e Metas para o Futuro
O PDI 2024-2028 traça cinco desafios principais para o Campus Bragança:
- Melhor alocação de carga horária: atualização dos PPCs (Projetos Pedagógicos de Cursos) e implementação da metodologia da alternância para alguns cursos.
- Requalificação de espaços existentes: reforma e modernização de salas de aulas, biblioteca, criação de salas para coordenações de cursos, núcleos e comissões, além de um espaço para atendimento aos alunos.
- Melhoria da infraestrutura e equipamentos: investimento em novos equipamentos e tecnologias para os laboratórios e oficinas.
- Aumento do quadro de pessoal: ampliação do número de Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) e Docentes para atender à demanda crescente por cursos.
- Estruturação do campus para atendimento dos percentuais legais de oferta: oferta de EJA integrado ao Ensino Técnico, cursos EAD e disciplinas EAD.
Participação Ativa da Comunidade
Após a apresentação do PDI 2024-2028, os participantes da Audiência Pública tiveram a oportunidade de fazer perguntas e apresentar sugestões para o aprimoramento do plano. A comunidade local se mostrou engajada e comprometida com o futuro do IFPA Campus Bragança.
Conclusão
Parte central do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do campus, o quadro de cursos apresenta duas novidades para o ciclo 2024-2028: uma nova graduação tecnológica na área da gestão do turismo e uma nova pós-graduação, voltada para estudos amazônicos, meio ambiente e sustentabilidade.
Os dois novos cursos têm início previsto para o ano de 2025 e surgem a partir da estrutura já implementada no campus do IFPA em Bragança e seu corpo docente.
O curso Superior de Tecnologia em Gestão do Turismo se integra ao eixo “Turismo, Hospitalidade e Lazer”, dos quais já fazem parte os cursos técnicos de Eventos e Guia de Turismo, ambos com turmas ativas. E é parte de um esforço de verticalização do IFPA na área. A previsão é que o curso de Gestão Turismo tenha sua primeira turma no turno da tarde em 2025.
A outra proposta aprovada durante a Audiência Pública foi a Especialização em Educação em Estudos Amazônicos, Meio Ambiente e Sustentabilidade (PPGEAMAS), que aproveita a estrutura e o corpo docente da Especialização em Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (PPGCADS), que será encerrada em breve.
A Audiência Pública do PDI 2024-2028 foi um marco importante para o IFPA Campus Bragança. A participação expressiva da comunidade demonstra o interesse e a importância da instituição para o desenvolvimento da região. O plano traça um caminho promissor para o futuro, com foco na qualidade da educação e na formação de profissionais qualificados para atender às demandas do mercado de trabalho.
*É proibida a reprodução deste conteúdo
Fonte: Diário do Caeté