A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (14), a 6ª fase da operação Lesa Pátria, que investiga os ataques radicais contra prédios públicos provocados por manifestantes apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, no dia 8 de janeiro, em Brasília. Ao todo, estão sendo cumpridos oito mandados de prisão preventiva e 13 de busca e apreensão, autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), nos estados de Goiás, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo.
Os alvos desta sexta fase da operação são os manifestantes que invadiram e depredaram as sedes dos três Poderes, na capital federal. A operação também já alcançou, nas fases anteriores, supostos financiadores e policiais militares suspeitos de colaborar com a ação.
Quatro dos oito mandados de prisão haviam sido cumpridos até as 8h30.
Na operação Lesa Pátria, tratada como permanente pela PF, os suspeitos de participação e financiamento são investigados por seis crimes. São eles:
- abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
- golpe de Estado;
- dano qualificado;
- associação criminosa;
- incitação ao crime;
- destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
A qualificação dos crimes, porém, só deve ser feita quando houver denúncia formal à Justiça pelo Ministério Público, ao fim das investigações.
Fonte: Oliberal