Home / Tecnologia / TikTok pode estar trabalhando em opção de conteúdo pago

TikTok pode estar trabalhando em opção de conteúdo pago

O TikTok pode estar trabalhando em mais uma estratégia para ajudar seus criadores de conteúdo a ganhar um dinheiro extra. Segundo informações do Engadget, a rede social está desenvolvendo um recurso de acesso pago que irá permitir a cobrança para acesso a determinados vídeos.

  • O valor seria escolhido pelo próprio criador do conteúdo;
  • Se realmente lançada, a ferramenta pode ajudar influenciadores a lucrar mais com seus vídeos virais;
  • A plataforma ainda não confirmou o projeto, mas reforçou que está “comprometida” em criar formas de tornar o serviço “valioso e recompensador” para os criadores.

Ainda não está claro como o acesso pago para alguns conteúdos funcionaria, nem quando teria um lançamento, mas o recurso seria baseado no uso de paywalls — “muro de pagamento”, em português. Em tese, seria um serviço de assinatura de conteúdo digital, que visa a exclusividade.

A notícia vem logo após a rede também sinalizar uma revisão de seu Fundo para Criadores, que recebeu diversas reclamações por pagar pouco aos influencers. A reformulação do Fundo já pode ser anunciada em março — o novo sistema de financiamento já vem sendo testado, inclusive, no Brasil e França.

No momento, TikTok tem problemas maiores

Paywalls e um novo Fundo poderiam manter criadores de conteúdos satisfeitos e gerando lucro e estabilidade também para a rede social, no entanto, o TikTok pode ter, agora, problemas maiores para resolver.

Todas as estratégias de crescimento dependem da rede sobreviver às ações judiciais dos EUA, que acusam a companhia de ser um alto risco à segurança nacional. Para o governo americano, o aplicativo chinês pode estar sendo utilizado como meio de espionagem através dos celulares — por meio da coleta de dados. A preocupação se deve à lei chinesa, que impõe que empresas do país sejam obrigadas a entregar dados ao governo, se solicitados.

O debate já ocorre há dois anos, com o TkTok podendo ser proibido definitivamente no país. Recentemente, um projeto de lei foi protocolado para que o aplicativo seja de fato removido dos EUA. Por entenderem a resistência que a decisão pode causar, o governo americano também trabalha em um acordo para que o armazenamento de dados do país fique em servidores da Oracle.

O TikTok nega as acusações e o CEO da rede social, Shou Zi Chew, deve comparecer perante o Comitê de Energia e Comércio da Câmara dos EUA em 23 de março para explicar como a empresa lida com os dados do usuário, entre outras preocupações.

 

Fonte: Olhar Digital

Veja Também

Apagão cibernético afetou 8,5 milhões de computadores da Microsoft

A gigante da tecnologia Microsoft informou neste sábado (20) que o apagão tecnológico que afetou ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.