Em casos de violência doméstica, a Polícia Militar do Pará (PMPA) adota mecanismos pontuais de combate, especialmente fiscalizando o cumprimento das medidas protetivas deferidas em favor da vítima. Para isso, existem canais como o 190 ou 181 (Disque denúncia), serviços de utilidade pública que recebem denúncias anônimas sobre violência doméstica contra a mulher. Dessa forma, a PMPA assegura o bem-estar das vítimas e fortalece o sentimento de segurança da população, por meio de medidas como a Ronda Maria da Penha.
Em decorrência disso, nesta terça-feira (2), agentes da 19ª Companhia Independente de Polícia Militar (19ª CIPM), Unidade vinculada ao Comando de Policiamento Regional VII (CPR VII), prestaram apoio à Polícia Civil na prisão de um homem suspeito de violência doméstica em Viseu. Na ocasião, foi apreendida uma arma de fogo.
Durante rondas ostensivas na região, a guarnição foi acionada pela Polícia Civil para prestar apoio em uma ocorrência de violência doméstica. Segundo o relato da vítima, o agressor havia desferido socos e tapas contra ela, no dia anterior (1°), além de a trancar em casa e dizer que ela somente sairia do local quando ele examinasse o celular dela.
Na manhã seguinte, o homem abriu a porta para que a mulher pegasse uma roupa, momento em que ela aproveitou para sair da residência. Segundo a vítima, o indivíduo mantinha na residência uma arma de fogo do tipo revólver cal. 38, carregada com cinco munições intactas do mesmo calibre e, em um momento de descuido do agressor, ela pegou e escondeu a arma, temendo que o homem a utilizasse contra ela.
A equipe diligenciou até a residência do suspeito, em apoio à Polícia Civil, e fez a condução do agressor e do armamento para a Delegacia de Polícia local, para que fossem realizados os procedimentos cabíveis.
*É proibida a reprodução deste conteúdo
Fonte: PMPA