Na tarde desta sexta-feira, 5 de junho, a Prefeitura de Bragança, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), inaugurou a nova Escola Quilombola Américo de Brito, localizada na comunidade Quilombola do América, zona rural do município. A cerimônia marcou um momento histórico para a comunidade, celebrando uma grande conquista educacional.
Ver essa foto no Instagram
O evento contou com a presença de diversas autoridades municipais, incluindo o prefeito Raimundo Nonato de Oliveira (Raimundão), o vice-prefeito Dr. Mário Júnior, o secretário de Educação, Alcides Oliveira, outros secretários, gestores escolares e membros da comunidade.
“É mais uma grande conquista para a comunidade do América, um espaço que não existia, e hoje estamos resgatando. Quero agradecer à SEMED, à todos os funcionários do município, à todos os nossos professores e diretores, quero agradecer ao secretário de Educação e povo aqui presente. Esta escola foi feita com recurso próprio do município, é o dinheiro dos impostos aplicado aqui e em outras áreas da cidade,” disse o prefeito Raimundão, destacando o esforço coletivo para a realização deste projeto.
O vice-prefeito Dr. Mário Júnior também elogiou a iniciativa e aproveitou a ocasião para sugerir uma nova utilização para o antigo espaço escolar. “Esse local tão especial em nosso município, em que quero parabenizar o nosso prefeito Raimundão, por ter colocado um espaço digno para os trabalhadores da educação e para as crianças que moram aqui nesta comunidade, que merece a nossa atenção. Isso é respeito ao povo de Bragança. Hoje, iremos pedir ao nosso prefeito, que o espaço onde antes funcionava a escola municipal, seja cedido à Secretaria Municipal de Saúde, para ser feito um posto aqui na unidade do Quilombo para atender esta comunidade.”
O secretário de Educação, Alcides Oliveira, ressaltou o valor simbólico e prático da nova escola para a comunidade. “Essa semana já foram várias escolas entregues, em várias localidades no município. E hoje aqui, a felicidade de Bragança em ter uma comunidade Quilombola, a nossa escola não deixava a desejar. Hoje estamos realizando esse sonho, desse povo que clamava por este momento. Uma escola feita com recurso próprio, com uma pequena quadra esportiva para atividades físicas. Mantemos também o projeto ‘Horta na Escola’, e fizemos um bosque com plantio de várias árvores, algumas delas exóticas vindas da África, para representar e simbolizar esse povo que mora aqui na comunidade.”
A diretora da escola expressou sua gratidão e emoção durante a cerimônia. “É um momento único, um momento ímpar que esta comunidade negra quilombola está vivendo no dia de hoje, a inauguração da única escola quilombola no município. O meu sentimento hoje é de gratidão e muita alegria pelo processo, pela luta que foi o resultado dos movimentos sociais, que lutaram por essa política de igualdade racial.”
Ver essa foto no Instagram
A nova EMEIF Quilombola Américo Pinheiro de Brito oferece um espaço maior, com salas climatizadas, proporcionando mais conforto e melhores condições de aprendizado para os alunos da rede municipal de ensino. A entrega desta escola representa um marco significativo para a Comunidade Quilombola do América em Bragança, evidenciando o compromisso da administração municipal com a educação e o bem-estar de todos os seus cidadãos.
*É proibida a reprodução deste conteúdo
Fonte: Diário do Caeté