Home / Internacional / Grande asteroide passará perto da Terra nesta quarta-feira

Grande asteroide passará perto da Terra nesta quarta-feira

Um grande asteroide fará a maior aproximação da Terra em quatro séculos. O fenômeno acontecerá na noite desta quarta-feira (15/2).

A previsão é de que a aproximação máxima ocorra às 21:46 (horário de Brasília). Do hemisfério Sul, a visualização só é possível com uso de telescópios.

Mas não há motivo para preocupação. Apesar desta maior proximidade, a rocha espacial 2005 YY128 passará a 4,5 milhões de km do planeta.

Esta distância é cerca de 12 vezes a da Terra à Lua. Portanto, não há chance de o asteroide nos atingir nesta passagem.

Segundo a Agência Espacial norte-americana (Nasa), que monitora o fenômeno, o corpo celeste trafega atualmente em altíssima velocidade. É possível acompanhar o asteroide constantemente por aqui.

Potencialmente perigoso

Especialistas destacam que este asteroide chegará mais perto da Terra além do que já o fez nos últimos 400 anos, de acordo com informações do site especializado EarthSky.org.

Não se sabe ao certo o tamanho do 2005 YY128, mas ele tem diâmetro entre 580 metros e 1,3 km, o que o coloca em uma categoria de corpos potencialmente perigosos (PHA, na sigla em inglês).

Esta designação é dada a rochas espaciais com ao menos 140 m de largura cujas órbitas os levam a 0,05 unidades astronômicas (UA) do planeta. Uma UA é a distância média da Terra ao Sol – cerca de 150 milhões de km. Portanto, 0,05 UA é aproximadamente 7,4 milhões de km.

Para se ter uma ideia, a colisão com o planeta Terra teria efeitos devastadores para a vida, podendo inclusive causar grandes danos geológicos e climáticos em escala global.

Asteroide descoberto em 2005

O 2005 YY128 foi descoberto em 2005 por astrônomos do Kitt Peak Observatory, no Sul do Arizona, nos Estados Unidos. Desde então, os pesquisadores conseguiram mapear a órbita da rocha com alto grau de precisão.

Um vídeo publicado no YouTube mostra o asteroide 2005 YY128, que aparece como uma pequena estrela em movimento . Raymond Negron capturou o asteroide com um telescópio de 92 mm de Cabo Rojo, Porto Rico. Veja:

Veja Também

Em Madrid, Pará apresenta destinos turísticos e potencialidades na Fitur

O calendário de feiras de turismo de 2024 foi aberto com a participação do Governo ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.