O verão 2024 está reafirmando o potencial turístico das duas novas orlas construídas em Bragança, na região de Integração dos Caeté, pelo governo do Pará. A praia de Ajuruteua, vila balneária a cerca de 40 quilômetros da sede do município, ganhou uma orla nova, moderna, que tem atraído ainda mais turistas e visitantes para o local.
Ver essa foto no Instagram
Na sede do município a orla, banhada pelo rio Caeté é o novo cartão postal da cidade e ponto de passeio obrigatório de famílias inteiras e jovens.
A professora Luísa Conde, moradora de Bragança detalha que a orla do município sempre foi um local marcante na vida dela. “Antes, não tínhamos uma estrutura tão adequada como nós estamos percebendo agora. Tem uma infraestrutura melhor, a gente consegue perceber, por exemplo, que famílias, crianças estão aqui presentes, pessoas se exercitando, e isso a gente não tinha. Então, com certeza, nós estamos com um espaço muito melhor agora”, destacou.
O grande movimento nas orlas é excelente para os negócios. Eliana Martins, a dona Lilica, que comanda um dos quiosques mais procurados, em Ajuruteua, conta que começou a trabalhar na praia há cerca de 40 anos, quando a estrutura era somente uma mesa de madeira, no início da praia. Ela ficou muitos anos numa barraca de madeira até a construção da nova orla.
“É hoje estamos aqui com esses quiosques bonitos, modernos, com a orla e a praia cheia de clientes, experimentando nossos quitute a. Sou muito grata pela obra”, disse.
Crescimento do Turismo
Os números do turismo no município revelam crescimento do setor desde a construção das duas orlas. Vinícius Reis de Oliveira, secretário Municipal de Cultura, Desportos e de Turismo de Bragança informa que houve um aumento de 60% de visitação tanto na cidade quanto em Ajuruteua. A rede hoteleira também aumentou em 25% a capacidade de hospedagem a partir das entrega das orlas”, pontuou o secretário.
Desde 2019, o governo do Estado já entregou 16 estruturas e outras 21 estão em obras em todas as regiões do Pará. Também estão previstas novas orlas para Icoaraci e Outeiro, distritos de Belém.
Para o Evandro Soares, físico, natural do Maranhão que foi aproveitar o verão em Bragança, a nova orla de Ajuruteua, é um espaço para viver experiências”. O espaço ficou maravilhoso para desfrutar várias e diversas coisas, da gastronomia, e curtir o verão”, disse ele.
Os projetos de construção e reconstrução das orlas dos municípios paraenses são modernos, que trazem uma série de benefícios para a população, atendendo às demandas locais e se tornando novos pontos turísticos das cidades. Os equipamentos públicos atraem visitantes e são opção de renda extra para muitas famílias.
Entre os municípios que receberam as estruturas estão: Tucuruí, Augusto Corrêa, Quatipuru, Oriximiná, Barcarena, Peixe-Boi, Salinópolis, Salvaterra, Afuá, Santarém, Marapanim, Bagre e Curuçá.
Fonte: Agência Pará