Home / Bragança / Novas orlas de Bragança contribuem para crescimento de 60% do turismo no município
Imagem: Reprodução/Agência Pará. Todos os direitos reservados.

Novas orlas de Bragança contribuem para crescimento de 60% do turismo no município

O verão 2024 está reafirmando o potencial turístico das duas novas orlas construídas em Bragança, na região de Integração dos Caeté, pelo governo do Pará. A praia de Ajuruteua, vila balneária a cerca de 40 quilômetros da sede do município, ganhou uma orla nova, moderna, que tem atraído ainda mais turistas e visitantes para o local.

Na sede do município a orla, banhada pelo rio Caeté é o novo cartão postal da cidade e ponto de passeio obrigatório de famílias inteiras e jovens.

A professora Luísa Conde, moradora de Bragança detalha que a orla do município sempre foi um local marcante na vida dela. “Antes, não tínhamos uma estrutura tão adequada como nós estamos percebendo agora. Tem uma infraestrutura melhor, a gente consegue perceber, por exemplo, que famílias, crianças estão aqui presentes, pessoas se exercitando, e isso a gente não tinha. Então, com certeza, nós estamos com um espaço muito melhor agora”, destacou.

O grande movimento nas orlas é excelente para os negócios. Eliana Martins, a dona Lilica, que comanda um dos quiosques mais procurados, em Ajuruteua, conta que começou a trabalhar na praia há cerca de 40 anos, quando a estrutura era somente uma mesa de madeira, no início da praia. Ela ficou muitos anos numa barraca de madeira até a construção da nova orla.

“É hoje estamos aqui com esses quiosques bonitos, modernos, com a orla e a praia cheia de clientes, experimentando nossos quitute a. Sou muito grata pela obra”, disse.

Crescimento do Turismo

Os números do turismo no município revelam crescimento do setor desde a construção das duas orlas. Vinícius Reis de Oliveira, secretário Municipal de Cultura, Desportos e de Turismo de Bragança informa que houve um aumento de 60% de visitação tanto na cidade quanto em Ajuruteua. A rede hoteleira também aumentou em 25% a capacidade de hospedagem a partir das entrega das orlas”, pontuou o secretário.

Desde 2019, o governo do Estado já entregou 16 estruturas e outras 21 estão em obras em todas as regiões do Pará. Também estão previstas novas orlas para Icoaraci e Outeiro, distritos de Belém.

Para o Evandro Soares, físico, natural do Maranhão que foi aproveitar o verão em Bragança, a nova orla de Ajuruteua, é um espaço para viver experiências”. O espaço ficou maravilhoso para desfrutar várias e diversas coisas, da gastronomia, e curtir o verão”, disse ele.

Os projetos de construção e reconstrução das orlas dos municípios paraenses são modernos, que trazem uma série de benefícios para a população, atendendo às demandas locais e se tornando novos pontos turísticos das cidades. Os equipamentos públicos atraem visitantes e são opção de renda extra para muitas famílias.

Entre os municípios que receberam as estruturas estão: Tucuruí, Augusto Corrêa, Quatipuru, Oriximiná, Barcarena, Peixe-Boi, Salinópolis, Salvaterra, Afuá, Santarém, Marapanim, Bagre e Curuçá.

Fonte: Agência Pará

Veja Também

Rotary Club de Bragança realiza ação de saúde no Mocajuba com cerca de 300 atendimentos

Ação social beneficiou moradores com serviços de saúde e orientações gratuitas na zona rural de ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.