Home / Destaque / Inelegível: Nome de ex-prefeito de Bragança consta na lista de contas irregulares do TCU
Imagem: Reprodução.

Inelegível: Nome de ex-prefeito de Bragança consta na lista de contas irregulares do TCU

O ex-prefeito de Bragança, Edson Oliveira, foi incluído na lista do Tribunal de Contas da União (TCU) no sistema de contas julgadas irregulares com implicação eleitoral, ou seja, Edson se enquadra nos critérios de inelegibilidade definidos pela Lei da Ficha Limpa. Devido à decisão transitada em julgado, Edson Oliveira passou a constar na lista de pessoas com contas reprovadas, popularmente conhecida como “lista dos ficha suja”.

Edson Oliveira tem quatro processos na lista, três deles julgados em 2020 e um em 2021, todos relacionados à fiscalização na aplicação de recursos públicos federais. As condenações deixaram Edson Oliveira inelegível a partir das datas de cada condenação, sendo três delas válidas até 2028 e uma até 2029, completando os 8 anos determinados por lei.

Imagem: Reprodução/TCU.

Segundo a Lei da Ficha Limpa, ficam inelegíveis por oito anos aqueles com contas rejeitadas por irregularidade insanável e que configure ato doloso de improbidade administrativa (mau uso de recursos públicos) e por decisão irrecorrível.

O Tribunal de Contas da União (TCU), realiza uma rigorosa fiscalização e punição das irregularidades na administração pública, destacando a importância da transparência na aplicação dos recursos públicos.

Veja a decisão dos processos:

Fonte: Diário do Caeté

Veja Também

Rotary Club de Bragança realiza ação de saúde no Mocajuba com cerca de 300 atendimentos

Ação social beneficiou moradores com serviços de saúde e orientações gratuitas na zona rural de ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.