O Cartório da 13ª Zona Eleitoral do Pará, publicou nesta quarta-feira (14), uma certidão de juntada de documentos que revela 11 processos com tribunais de contas das esferas federal, estadual e municipal, do pré-candidato a prefeito Edson Luiz de Oliveira. Todos os processos estão transitados em julgado, e apontam uma série de irregularidades que poderão causar a inelegibilidade do candidato.
De acordo com a certidão, foram anexados três tipos de documentos:
1 – Cópia da lista de responsáveis com contas julgadas irregulares com implicação eleitoral do Tribunal de Contas da União (TCU): Nesta relação, constam 4 (quatro) processos transitados em julgado relacionados ao candidato Edson Luiz de Oliveira.
2 – Cópia da relação de responsáveis com contas julgadas irregulares com implicação eleitoral do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE/PA): Esta lista destaca a existência de 6 (seis) processos contra o candidato, localizados nas folhas 5, 7, 8, 10, 14 e 33 do documento.
3 – Cópia da consulta da relação de gestores com contas julgadas irregulares junto ao Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM/PA): Aqui, foi identificado 1 (um) processo transitado em julgado envolvendo Edson Luiz de Oliveira.
O pré-candidato ainda não se pronunciou sobre a divulgação do Tribunal Regional Eleitoral do Pará. A publicação da certidão vem repercutindo intensamente no cenário político de Bragança, com muitas pessoas colocando Edson, como fora das eleições 2024 por conta das irregularidades nas suas contas.
Fonte: Diário do Caeté