Home / Cultura / Histórico: Marujada de São Benedito é declarada Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil
Imagem: Reprodução/Arquivo - Marco Santos/Ag. Pará.

Histórico: Marujada de São Benedito é declarada Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) declarou, nesta quarta-feira (4), a Marujada de São Benedito de Bragança e de outros municípios da região nordeste do Pará e da região metropolitana de Belém, o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. A definição ocorreu em reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural da entidade e a aprovação foi por unanimidade entre os 22 conselheiros.

Além de Bragança, outros municípios da região nordeste do Pará que também mantêm a tradição da Marujada de São Benedito foram contemplados com o título, como Augusto Corrêa, Primavera, Quatipuru, Tracuateua, Capanema e também Ananindeua, ampliando o reconhecimento do papel dessa manifestação em todo o Pará, ficando nomeado pelo IPHAN como Marujadas de São Benedito no Pará.

A declaração acontece um dia após a celebração dos 226 anos da Irmandade e da Marujada de São Benedito de Bragança, que se destaca como uma das manifestações culturais e religiosas mais antigas e significativas do estado do Pará.

A partir de agora, a Marujada de São Benedito integra o seleto grupo de bens culturais protegidos pelo Estado brasileiro, o que deve atrair ainda mais atenção para a sua importância histórica e cultural.

Confira o vídeo completo:

Fonte: Diário do Caeté

Veja Também

Confira: Início e a programação da Festividade de Nossa Senhora Mãe do Perpétuo Socorro, em Bragança

Na manhã desta sexta-feira (20) de setembro, a Paróquia Santuário Nossa Senhora Mãe do Perpétuo ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.