O Mirante de São Benedito, localizado na Vila de Camutá, em Bragança, no nordeste paraense, foi oficialmente reconhecido como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Pará. O título foi concedido por meio do Projeto de Lei 234/2023, aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará e sancionado pelo governador Helder Barbalho. A publicação da LEI Nº 10.704, de setembro de 2024, foi divulgada no Diário Oficial Nº 35.968 da última quinta-feira (19).
Com o reconhecimento, o Mirante de São Benedito, um dos principais símbolos do turismo e da tradicional marujada de Bragança, reforça seu valor histórico e cultural para a região, assegurando a proteção e preservação deste importante patrimônio.
Ver essa foto no Instagram
O Mirante de São Benedito é um ponto de referência na Vila de Camutá e representa a riqueza da cultura bragantina, que há séculos celebra a devoção a São Benedito por meio da marujada, uma das mais tradicionais manifestações culturais do Pará.
Confira o vídeo mostrando a manifestação cultural da Marujada de São Benedito:
As Marujadas de São Benedito no Pará foram reconhecidas como Patrimônio Cultural do Brasil durante a 105ª reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural. O órgão colegiado de decisão máxima do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), aprovou, por unanimidade, a inscrição do bem no Livro de Registro de Celebrações.
*É proibida a reprodução deste conteúdo
Fonte: Diário do Caeté