Home / Geral / A história do Dia dos Pais: origem, curiosidades e por que a data é em agosto
Imagem: Reprodução/ Arquivo Agência Brasil

A história do Dia dos Pais: origem, curiosidades e por que a data é em agosto

Neste domingo de agosto, muitas famílias brasileiras se reúnem para celebrar o Dia dos Pais, uma data marcada por homenagens, abraços, telefonemas, lembranças e, claro, presentes. Mas você já se perguntou quem “inventou” o Dia dos Pais e por que ele é comemorado em agosto no Brasil?

📲 Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram

A origem dessa celebração é antiga e tem raízes que remontam a cerca de 4 mil anos atrás, na Babilônia. Segundo registros históricos, um jovem chamado Elmesu teria moldado em argila o primeiro “cartão” de Dia dos Pais, fazendo uma homenagem ao pai com votos de sorte, saúde e vida longa. Apesar de simbólica, essa história é considerada por estudiosos como o embrião da ideia de dedicar um dia especial aos pais.

A versão moderna do Dia dos Pais

A versão moderna da data surgiu nos Estados Unidos, no início do século 20. Em 1910, a americana Sonora Louise Smart Dodd, inspirada pelo Dia das Mães, propôs a criação de um dia para homenagear os pais. Ela queria reconhecer o esforço de seu próprio pai, William Jackson Smart, um veterano da Guerra Civil que criou sozinho os seis filhos após a morte da esposa.

A sugestão de Sonora ganhou força, e em 1966, o então presidente americano Lyndon B. Johnson oficializou o terceiro domingo de junho como o Father’s Day nos Estados Unidos — tradição que até hoje é seguida em diversos países.

E no Brasil?

Por aqui, o Dia dos Pais passou a ser comemorado em 1953, graças a uma iniciativa do publicitário Sylvio Bhering, que na época era diretor do jornal O Globo. A ideia surgiu com o objetivo de valorizar a figura paterna, mas também — como acontece com outras datas comemorativas — impulsionar o comércio.

Inicialmente, a celebração foi marcada para o dia 16 de agosto, em homenagem a São Joaquim, pai de Maria e avô de Jesus Cristo, de acordo com a tradição católica. Com o tempo, a data foi ajustada para o segundo domingo de agosto, como forma de facilitar as comemorações em família e o calendário comercial.

Curiosidades:

  • Em Portugal e Espanha, o Dia dos Pais é comemorado em 19 de março, dia de São José, pai adotivo de Jesus.
  • Na Tailândia, a data é celebrada em 5 de dezembro, aniversário do rei Bhumibol Adulyadej, considerado o “pai da nação”.
  • No comércio brasileiro, o Dia dos Pais é a quinta data mais importante em vendas, atrás do Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados e Black Friday.

Independentemente da origem ou do dia do calendário, o que vale mesmo é a homenagem: reconhecer o papel dos pais — biológicos, adotivos, avôs, tios ou figuras paternas — que fazem a diferença todos os dias na vida de tantas pessoas.

*É proibida a reprodução deste conteúdo

Fonte: Diário do Caeté

Sobre Redação Diário do Caeté

Veja Também

CPI das Bets: Mendes autoriza silêncio de influenciadora Virgínia

Ela não precisa responder perguntas que possam incriminá-la O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.