A Polícia Civil do Pará iniciou as oitivas para o inquérito do acidente no quilômetro 4, da rodovia PA-150, na manhã da ultima sexta-feira (24), entre Marabá e Nova Ipixuna, no sudeste do Pará. A colisão frontal entre um micro-ônibus e uma carreta bitrem deixou 12 pessoas mortas e 8 feridas. Neste sábado (25), a corporação informou, por nota, que já ouviu passageiros e testemunhas do caso. Enquanto isso, a Polícia Científica do Pará segue conduzindo as perícias solicitadas.
“Até o momento, a polícia ouviu passageiros do micro-ônibus e testemunhas que estavam no local. Os veículos envolvidos no acidente foram apreendidos”, diz a nota da PC. Entre as análises que a PCP deve conduzir, está se houve excesso de velocidade (que pode ser registrada a partir do tacógrafo) e se as condições de circulação do micro-ônibus e da carreta estavam boas. No momento do acidente, chovia forte na região. E no local onde a colisão frontal ocorreu
A Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon-PA), nesta sexta, garantiu que o micro-ônibus estava em situação totalmente regular e com certificado de vistoria. No entanto, informalmente, algumas pessoas que conhecem o micro-ônibus, que estava indo em direção a Belém, dizem que recentemente teve problemas com a barra de direção e eixo de rodas, o que teria resultado num momento em que o veículo saiu da pista. Após o acidente, o eixo de rodas se desprendeu do micro-ônibus.
Também por nota, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informou que “…seis passageiros envolvidos no acidente na PA-150 deram entrada no Hospital Regional Público do Sudeste. Não há autorização de familiares e/ou responsáveis para divulgar informações sobre o estado de saúde dos pacientes”. Até o final desta sexta, a Sespa havia registrado cinco pacientes. O órgão não explicou se era um paciente transferido do Hospital Municipal de Marabá — onde 3 vítimas do acidente estavam internadas — ou se procurou a unidade estadual por conta própria.
No último boletim, ainda nesta sexta, o HMM informou que “A paciente Ana Flávia Gomes Lima, 38 anos, está fazendo exames e tomografia. Ela está consciente, mas sem referência familiar até o momento. O serviço social do HMM pede que algum familiar dirija-se ao hospital. A paciente Flor de Liz, 60 anos, chegou com dores abdominais, mas sem fratura exposta, consciente e também foi encaminhada ao Hospital Regional para realização de outros exames”. Não houve divulgação de novos boletins até o início da tarde deste sábado.
Confira os nomes das vítimas confirmados até agora:
- Edicley Ferreira
- Euvaldo Ribeiro
- Jose Alves da Silva
- Edina Silva dos Santos
- Maria da Cruz Alves de Sousa
- Jandenira Moreira de Oliveira
- Rayane Lopes Gomes
- Bebê do sexo feminino (ainda não identificada)
- Gracilene Paiva da Silva
- Clediuza Araújo dos Santos (morreu no hospital)
- Evandro Silva Freitas (morreu no hospital)
- Mirian Lopes Soares (morreu no hospital)
Fonte: Oliberal