A campanha Agosto Lilás, que alerta para o enfrentamento à violência contra a mulher foi lançada oficialmente em Bragança, nordeste do Pará, pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social e a rede de defesa e proteção na manhã desta quinta-feira (8), em evento realizado no Museu da Marujada.
Neste ano, a campanha tem como mensagem principal “Feminicídio Zero – Nenhuma violência contra a mulher deve ser tolerada”. O mês de agosto é marcado pelo aniversário da lei Maria da Penha, por isso o mês dedicado à conscientização para o fim da violência contra a mulher.
Segundo o 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, 1.467 mulheres morreram vítimas de feminicídio em 2023 – o maior registro desde a sanção da lei que tipifica o crime, em 2015. As agressões decorrentes de violência doméstica tiveram aumento de 9,8%, e totalizaram 258.941 casos.
Para denunciar casos de violência contra a mulher, qualquer pessoa pode ligar para o número 180. A ligação é gratuita e o anonimato é garantido. No caso da mulher vítima de violência, ela pode acionar a polícia pelo número 190, pode ir até à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) ou ligar para o 180.
Fonte: Diário do Caeté