Home / Política / Alepa discute instalação de brinquedos adaptados em áreas de lazer para crianças com deficiência

Alepa discute instalação de brinquedos adaptados em áreas de lazer para crianças com deficiência

proposta de nº 221/2022 sobre a instalação de brinquedos adequados ou adaptados para crianças com deficiência, em locais públicos e privados de lazer, do deputado estadual Luth Rebelo, será apreciada na sessão legislativa ordinária, desta terça-feira (14), na sede da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), entre outros Projetos de Lei (PLs).

A proposição de Rebelo já tem pareceres favoráveis das Comissões de Justiça, Finanças e Educação. Na defesa do PL, o deputado argumenta sobre o direito de brincar das crianças e retoma a Constituição Federal, que no artigo 6°, determina o lazer como um direito social, e no tocante às crianças portadoras de deficiência, ele é fundamental.

O parlamentar também destaca o artigo 16 do Estatuto da Criança e do Adolescente, que também enfatiza o ato de brincar, praticar esportes e divertir-se, como um direito da criança. ”Ora, como se sente uma criança portadora de deficiência ao perceber que não pode brincar com outras crianças, pois aquele meio não lhe oferece a segurança ou a adaptação estrutural necessária?”, questiona o deputado no texto do PL.

Remoção de cabos e fios

Ainda nesta terça-feira, os deputados devem votar em plenário o projeto de lei, de número 142/2021, de autoria do deputado Thiago Araújo, sobre a obrigatoriedade de remoção de cabos subterrâneos, excedentes e sem uso, instalados por concessionárias prestadoras de serviço de energia elétrica, telefonia, televisão a cabo, internet, ou qualquer outro serviço que se utilize de cabos e fios. Este citado PL também tem pareceres favoráveis das Comissões de Justiça e Finanças.

Araújo destaca, no texto do projeto de lei, que Belém acumula uma grande quantidade de cabos e fios não utilizados atrelados aos postes em vias públicas, o que é, segundo ele, “esteticamente feio para as cidades, além de que há um risco e perigo a vida dos pedestres e dos condutores de veículos, assim como, causa confusão, medo e mal estar na sociedade”.

O pl diz ainda que: “o estado vem sofrendo sucessivos casos de furto de cabos aéreos para venda ilegal do cobre existente neles. Só em Belém, de acordo com a Prefeitura, especula-se que entre os anos de 2019 e 2020 o município já acumulou um prejuízo maior do que R$ 140 mil”, diz o PL.

Outros projetos de lei

Na pauta desta terça-feira, na Alepa, também constam a apreciação do PL, de nº 226/2021, do deputado Dirceu Ten Caten sobre a criação da Semana Estadual de Luta em Defesa da Política de Assistência Social e do Sistema. Evento previsto para ser anual, sempre na primeira semana de dezembro; bem como a votação do PL de nº 146/2022, do deputado Fábio Figueiras, sobre a Semana Estadual da Acessibilidade, para toda terceira quinta-feira do mês de maio.

Por fim, deve haver a apreciação do PL, de nº 243/2022, do deputado Eraldo Pimenta sobre o reconhecimento do Festival da Mandioca Itabocaense, na Vila do Livramento (Itabocal), no município de Irituia, como integrante do Patrimônio Imaterial de Natureza Cultural e Gastronômico do Pará.

 

Fonte: Oliberal

Veja Também

Votos de Edson Oliveira são oficialmente anulados após indeferimento ser confirmado pela Justiça Eleitoral

A Justiça Eleitoral confirmou o indeferimento da candidatura de Edson Oliveira (PP) após apreciação nas ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.