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Imagem: Reprodução/IFPA Campus Bragança.

Alunas do IFPA defendem TCC em terreiro de Umbanda em Tracuateua (PA)

Trabalho de etnobotânica pesquisou plantas utilizadas nas ritualísticas de terreiros da região. Resultados foram compartilhados com a comunidade.

Alunas do curso de Biologia do IFPA campus Bragança fizeram a defesa do trabalho de conclusão de curso em um terreiro de Umbanda em Tracuateua, nordeste do Pará. A apresentação formal dos resultados da pesquisa, que investigou plantas utilizadas nas ritualísticas da Umbanda na região dos Caetés, ocorreu na última quinta-feira (25).

Marielle Queiroz e Paula Gonçalves, alunas da turma 2020 de Biologia do IFPA, escolheram como local de pesquisa dois dos maiores terreiros de Tracuateua, o Espada de São Jorge, no bairro de Nazaré, e a Casa de Tupinambá, no conjunto Antônio Gomes da Costa.

Durante um ano e dois meses, as estudantes visitaram os terreiros semanalmente, conversando sobre o uso de plantas com os membros e consulentes, médiuns e frequentadores que buscam assistência espiritual nessas casas.

As plantas são utilizadas em todas as ritualísticas da Umbanda, nas defumações, oferendas, passes e ornamentos, explica a professora Dra. Helane Santos, que orientou a pesquisa.

“Esses conhecimentos, sobre o uso dessas plantas, são ancestrais e repassados principalmente pela oralidade. Agora temos um registro”, destaca a professora. A ideia é fazer uma retomada pelo campo da biologia dos saberes ancestrais dos terreiros, diz Helane.

Alecrim, babosa, alfavaca, boldo, erva-cidreira e manjericão-roxo são algumas das plantas utilizadas em terreiros por todo o Brasil. Na região de Bragança, algumas espécies comuns na região estão incorporadas às ritualísticas, como é o caso da jurema-preta (Mimosa tenuiflora), usada nas defumações do terreiro Espada de São Jorge. E também do cipó-alho (Mansoa alliacea), da guiné (Petiveria alliacea) do pião-roxo (Jatropha gossypiifolia), encontrados nos dois terreiros de Tracuateua pelas pesquisadoras.

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A apresentação formal dos resultados da pesquisa à banca, formada por professores do IFPA, normalmente é realizada dentro da própria instituição, cumprindo os ritos da avaliação final do curso. Em razão do contexto e das particularidades da pesquisa, as estudantes escolheram levar a apresentação final a um dos locais onde ela foi realizada, a Casa de Tupinambá.

“Outros pesquisadores já estiveram aqui, pesquisando sobre o terreiro, porém ninguém, nenhum deles, retornou para esse espaço para apresentar os resultados”, disse a mãe de santo Cleide Silva, muito emocionada após a apresentação, na noite de quinta-feira (24).

Natho Júnior, pai de santo da Espada de São Jorge, o segundo terreiro onde a pesquisa foi realizada, também estava presente como convidado.

Nota máxima – Os médiuns das duas correntes, familiares das alunas e alunos de graduação do curso de Biologia e de Geografia do IFPA campus Bragança prestigiaram a apresentação das colegas. Com o tema “Uma cartografia etnobotânica em terreiros de Umbanda”, o TCC das alunas Marielle Queiroz e Paula Gonçalves foi avaliado com nota máxima.

“O axé, na sua forma mais pura, é vivido na simplicidade dos rituais. As plantas, o canto e a dança nos conectam com o sagrado. E a energia ecoa pelo terreiro. A ancestralidade se faz presente”, escreveu Paula, após a apresentação, nas redes sociais.

A banca de defesa do TCC foi composta por três professores do IF: a professora Dra. Simone Santos, coordenadora do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (Neabi) do IFPA campus Bragança, o professor Dr. Mauro André Damasceno Melo, da Licenciatura em Ciências Biológicas, e a professora Helane Santos, orientadora da pesquisa.

“Em um curso de formação de professores, tratar desse tema é muito importante”, diz Helane, destacando a necessidade de se ampliarem os estudos na área das Ciencias Biológicas na perspectiva da educação decolonial. “É um esforço para formar professores engajados de necessidades contemporâneas urgentes, como é o combate ao racismo e à intolerância religiosa”, diz a docente do IFPA.

Fonte: IFPA Campus Bragança

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