Home / Entretenimento / Arraial do Pavulagem inicia ensaios para os arrastões de 2023

Arraial do Pavulagem inicia ensaios para os arrastões de 2023

Os brincantes do Arraial do Pavulagem ocuparam pela primeira vez o asfalto da Boulevard Castilhos França para os ensaios dos arrastões de junho. O ensaio realizado das 18h às 21h teve muita música, dança e brincadeiras com os pernaltas. Outros ensaios ocorrerão até o dia 7 de junho, em frente ao Instituto Arraial do Pavulagem. A organização estima 670 pessoas.

Talita Oliveira aproveitou os ensaios para fazer o filho Amaro, de dois anos, conhecer o Arraial do Pavulagem. A moça já saiu na ala dos pernaltas em outros anos. “Acho fantástico. Isso no meu ver movimento a nossa cultura. é uma mistura de culturas, a gente aprender. é lindo demais. As crianças adoram. essa interação das pessoas com a música, a dança, os pernaltas é tudo maravilhoso”, declara.

Novos passos de dança

Uma das novidades deste ano serão novos passos nas danças do Arraial do Pavulagem que irá misturar passos da quadrilha com o boi nos arrastões. Segundo o instrutor de dança, Ygor Felipe, tudo está sendo ensinado para que os brincantes saibam os passos quando começarem os arrastões. “A gente sempre tem a organização de algumas coreografias durante o ano e sempre vamos inserindo coisas novas. Nesse ano, a novidade são os passos de quadrilha. Vamos fazer uma evolução legal nas quadrilhas”, explicou.

Os novos passos são ensinados durante as oficinas e colocados em prática nos ensaios de rua. “Tem toda uma preparação nas oficinas e nos ensaios já chegamos com as pessoas que já participam alguns anos, que já sabem como se dá o andamento, e fica mais fácil de trabalhar então eles conseguem executar esse movimento que a gente quer fazer na avenida”, complementa Ygor.

Nos ensaios, os iniciantes (que participaram das Oficinas pela primeira vez) interagem e se misturam com os iniciados (brincantes que já participaram dos Arrastões em outros anos). Juntos, eles formam o Batalhão da Estrela, grupo oficial de brincantes que toca e faz apresentações durante os cortejos do Arrastão do Pavulagem.

Com o tema “Arrastão do Pavulagem 2023 – Arraial por um Mundo de Paz”, a realização é do Instituto Arraial do Pavulagem, com patrocínio da Equatorial Energia e Programa SEMEAR; co-patrocínio de Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP), Governo do Pará e Prefeitura de Belém através da Fundação Cultural do Município de Belém (FUMBEL); com apoio institucional da Secretaria de Estado de Cultura (SECULT).

Um dos fundadores do Arraial do Pavulagem, o músico Júnior Soares, explica que o Batalhão da Estrela será formado pela união dos participantes experientes do Arraial e os novatos que vieram das oficinas. “Esses ensaios é o momento quando juntamos a galera mais antiga com o povo que saiu das oficinas e forma o Batalhão da Estrela. De hoje até o dia 8, a gente  faz os ensaios de como vai ser nas ruas. Vai ser ensaio direto. E, no dia 8, a gente recepciona o boi e os mastros de São João. Para nós, a festividade começa no dia 8, e o primeiro arrastão no dia 11”, destaca.

Ele também detalhou a mudança no trajeto deste ano. “Vamos sair da praça da República, da frente do Theatro da Paz. E a novidade é que vamos finalizar na praça Waldemar Henrique, porque a praça dos Estivadores está em reforma”, explicou.

A programação dos ensaios continuará até o dia 8 de junho, em frente ao Instituto Arraial do Pavulagem, localizado na avenida Boulevard Castilhos França, número 738. Os ensaios serão realizados de segunda a sexta-feira, das 18h às 21h, sábados das 15h às 18h, e aos domingos das 10h às 12h.

 

Fonte: Oliberal

Veja Também

DJ Alok realiza show no Mangueirão e anuncia contagem regressiva para a COP 30

Alok encanta Belém com megaestrutura da “Áurea Tour” Na noite deste sábado (23), Belém do ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.