Home / Destaque / Atletas paraenses são Campeões Mundiais de Jiu-jitsu na Califórnia
Imagem: Divulgação/SEEL.

Atletas paraenses são Campeões Mundiais de Jiu-jitsu na Califórnia

O Pará subiu no lugar mais alto do pódio do Jiu-jitsu Mundial. O grande destaque ficou com a jovem faixa-marrom Vitória Gabriella, de 21 anos, que conquistou o ouro duplo no peso-médio e absoluto na categoria feminina. Já no masculino, o destaque ficou com o atleta faixa-azul, Ricardo Zito, de 16 anos, na categoria pesado até 79 kg, no Campeonato Mundial de Jiu-jitsu IBJJF, realizado em Long Beach, na Califórnia (EUA). O Estado apoiou três atletas nesta competição e um técnico.

O Mundial de Jiu-Jítsu ocorreu de 30 de maio a 2 de junho. A atleta Vitória Gabriella, além de conquistar as duas medalhas de ouro, terminou a sua participação como número 1 do mundo no ranking da sua categoria peso-médio marrom feminino, e ainda no pódio foi graduada como faixa-preta.

O secretário titular da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), Cássio Andrade, ressaltou mais um feito da jovem em competições internacionais. “A Vitória Gabriella representou muito bem o Estado do Pará, o Brasil e todos que admiram a modalidade. Estamos felizes pelo feito da jovem que recebeu o apoio do Governo do Pará, por meio da Seel. O nosso trabalho é de valorizar cada vez mais o esporte do nosso Estado”, disse o secretário.

A campeã mundial vem mostrando o porquê é a primeira do ranking em sua categoria. Esse ano, ela conquistou ouro duplo no Pan-Americano, no brasileiro da Confederação Brasileira e agora no mundial na Califórnia. Com estas seis medalhas de ouro, ela foi a melhor da sua categoria nas três competições.

A jovem vem do Projeto Social, sem fins lucrativos, que fica localizado no bairro da Pedreira, em Belém. A atleta, apesar de ser tão nova, vem conquistando o mundo ao longo destes 10 anos de trabalho, e na competição, subiu de faixa, agora ela é faixa-preta.

Em poucas palavras, a campeã do Mundial na Califórnia expressou a sua emoção.

“Um sonho realizado”, disse Vitória Gabriella.

O técnico da atleta, Alexandre Castro, destacou a conquista e a importância do apoio do Estado.

“O apoio da Seel para com os atletas profissionais é de suma importância, não só para o esporte, mas também para o nosso Estado, mostrando o compromisso com os atletas profissionais, nos apoiando e nos permitindo fazer esse feito inédito”, disse.

CAMPEÃO DA CATEGORIA JUVENIL

Tivemos também um feito inédito na maior competição do mundo no jiu-jitsu, que foi conquistado pelo atleta, faixa-azul, Ricardo Zito, que subiu no pódio levantando a medalha de ouro na sua primeira participação em Mundial. Com o feito, Zito é o atleta número 1 do ranking mundial, em sua categoria.

O secretário Cássio Andrade fala da conquista inédita do atleta.

“Essa conquista é a primeira de muitas que continuam por vir. Conquistar um Mundial não é fácil, e ele foi lá e trouxe essa medalha importante para o nosso estado. Quero parabenizar pelo feito e empenho nas lutas. Nós do Governo do Estado estamos orgulhosos”, disse o secretário.

O atleta comentou sobre a conquista e a satisfação de trazer a medalha para o Estado.

“Eu me sinto muito satisfeito em conseguir um feito inédito para o Estado do Pará. Nosso Jiu-Jitsu não deixa a desejar nada para ninguém. Minha carreira sempre foi focada para isso, para estar entre os melhores do mundo. A custo de muito suor, tempo investido, abdicações, eu consegui. São 3 treinos por dia, às vezes seu corpo está nas últimas, mas é nas últimas que você tem que tirar força para conseguir acabar e ir em frente. Isso se chama superação de limites. Também não posso esquecer do apoio de algumas pessoas que foram fundamentais para eu estar aqui. Quando eu chegar, vou cumprimentá-lo pessoalmente e também do governo do Estado, através da Seel e do secretário Cássio Andrade”, disse o jovem.

Para a mãe do campeão, Munnyck Gomes, ressaltou a sua felicidade em ver o filho conquistando o mundo com tão pouca idade.

“Eu me sinto muito orgulhosa em ver tudo que meu filho conquistou em tão pouco tempo de vida. O Zito hoje é Tetra Campeão Brasileiro — CBJJ, Tetra Campeão Sul-Americano — IBJJF, Bi-Campeão Pan Kids — IBJJF na Califórnia e agora Campeão Mundial de Jiu-Jitsu-IBJJF, sendo a maior entidade do mundo que rege o esporte. Fora os mais de 100 títulos nacionais e interestaduais. Ele treina desde os 3 anos, e só Deus sabe o que eu e o pai dele passamos para que tudo isso acontecesse. Apostamos em um sonho em comum entre ele e nós e investimos tudo que pudemos, não só financeiramente falando, mas em todo o aparato que envolve construir um campeão. Gostaria de agradecer ao governo do estado, à Seel que sempre apoiou o meu filho, que também é um atleta do Bolsa Talento, indicado pela FJJP através do ranking estadual, aos familiares e amigos que estão na torcida”, disse a mãe.

*É proibida a reprodução deste conteúdo

Fonte: Agência Pará

Veja Também

Rotary Club de Bragança realiza ação de saúde no Mocajuba com cerca de 300 atendimentos

Ação social beneficiou moradores com serviços de saúde e orientações gratuitas na zona rural de ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.