Home / Internacional / Balão “espião” chinês podia monitorar sinais de comunicação, diz EUA

Balão “espião” chinês podia monitorar sinais de comunicação, diz EUA

O governo dos Estados Unidos (EUA) afirmou, nesta quinta-feira (9/2), que o balão chinês que sobrevoou o território norte-americano na última semana tinha capacidade para monitorar sinais de comunicação. A informação foi divulgada após o Pentágono derrubar o dispositivo no último sábado (4), por suspeita de espionagem.

Com os destroços do artefato em mãos, Washington iniciou uma investigação e diz ter constatado a capacidade do balão de captar sinais de comunicação da região em que ele sobrevoa. Autoridades norte-americanas afirmaram estar “convencidas” de que o fabricante do balão tem “relacionamento direto” com as Forças Armadas chinesas.

Autoridades dos EUA afirmaram ainda que a China realizou voos de vigilância semelhantes em mais de 40 países nos cinco continentes. Além do norte-americano, a Colômbia afirmou ter registrado um objeto semelhante nos céus do país.

O artefato tecnológico levou a uma nova escalada de tensões entre EUA e China, culminando no adiamento de uma visita a Pequim do Secretário de Estado estadunidense, Antony Blinken, que estava marcada para o último fim de semana.

Em uma disputa de narrativas, o governo de Xi Jinping garantiu que o dispositivo é usado exclusivamente para fins meteorológicos, e que teria saído da rota original. O Pentágono, no entanto, não aceitou a explicação.

Forças de segurança recolheram o artefato no domingo (5) após a derrubada.

 

 

Fonte: Metrópoles

Veja Também

Bragança recebe Comitiva da China e reforçam diálogo sobre investimentos

Em um encontro histórico para a cidade, o Prefeito Raimundão, o Vice-Prefeito Dr. Mário Júnior ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.