Home / Economia / Bandeira vermelha: Conta de energia elétrica fica mais cara a partir de hoje
Imagem: Reprodução/Internet.

Bandeira vermelha: Conta de energia elétrica fica mais cara a partir de hoje

A conta de energia elétrica terá um aumento a partir desta terça-feira (1º), devido ao acionamento da bandeira vermelha patamar 2, o estágio tarifário mais alto estabelecido pelo sistema da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com essa medida, o preço para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos passa de R$ 4,463 para R$ 7,877, representando um impacto significativo no bolso dos consumidores.

A Aneel anunciou a decisão na última sexta-feira (27), em nota oficial, justificando a medida pelo risco hidrológico enfrentado pelo país, que resultou em reservatórios baixos, além do aumento do preço da energia no mercado, influenciado pelo custo do que foi produzido e não contratado.

O sistema de bandeiras tarifárias é composto pelas cores verde, amarelo e vermelho, sendo o vermelho dividido em patamares 1 e 2. A bandeira verde patamar 1 indica tarifa sem custo extra. Desde setembro, estava em vigor a bandeira vermelha patamar 1, após meses de prevalência da bandeira verde.

A Aneel ressaltou que o sistema de bandeiras tarifárias, em vigor desde 2015, busca tornar a cobrança de energia mais transparente aos consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN), ao indicar os custos reais de geração de energia no Brasil. Dessa forma, os consumidores podem adaptar seu consumo para reduzir o valor da conta de luz.

*É proibida a reprodução deste conteúdo

Fonte: Diário do Caeté com informações da Ag. Brasil

Veja Também

Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas começa nesta sexta com facilidades para consumidores endividados

A partir desta sexta-feira, 1º de novembro, consumidores endividados têm a chance de renegociar suas ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.