Uma ideia simples, ousada e que de alguma forma, faz a Mãe Natureza sorrir, ao ver projetos tão bem trabalhados e pensando, unicamente, em fazer o bem para o meio ambiente, como é o caso da eco barreira instalada no rio Cereja pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente que já retirou mais de 1.600 kg de lixo do rio.
As barreiras são feitas com diversos materiais, de forma muito bem pensada e organizada, amarradas de ponta a ponta, com o objetivo de reter os resíduos e lixos pesados que são jogados nos rios e levados pela força das águas.
A ação, que tem impedido toneladas de lixo de avançarem para o rio Caeté e consequentemente para o mar, também é totalmente benéfica, não só para as águas em si, mas para a vida dos animais e dos peixes que ali vivem.
O projeto conta com diversos profissionais envolvidos na preservação do rio cereja, através de uma parceria entre secretarias municipais e a UFPA.
Entre plásticos, isopor, latinhas, galhos, madeiras e outros resíduos descartados de forma irregular no rio, em média 300 kg são retirados em cada limpeza realizada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura.
A organização do projeto já planeja a instalação de eco barreiras em outros trechos do rio cereja.
*É proibida a reprodução desde conteúdo
Fonte: Diário do Caeté