Bragança é o primeiro município do Pará a aderir ao Cidade Empreendedora no ciclo 2025-2026 e se prepara para a COP 30
Na noite desta quarta-feira (29), o município de Bragança assinou o termo de adesão ao Programa Cidade Empreendedora, iniciativa do Sebrae que visa integrar a gestão pública ao fortalecimento do ambiente de negócios. Durante o evento, realizado no Teatro Liceu de Música de Bragança, também foi lançado o Projeto Turismo COP 30, que busca posicionar o município como um destino turístico estratégico para visitantes da conferência do clima da ONU, que será realizada em novembro deste ano, em Belém.
Ver essa foto no Instagram
Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram
A cerimônia contou com a presença do prefeito Dr. Mário Júnior, da secretária municipal de Turismo, Maryllin Oliveira, do secretário de Turismo do Estado do Pará, Dr. Eduardo Costa, da diretora técnica do Sebrae/PA, Domingas Ribeiro, além de vereadores, empresários e empreendedores de pequenos negócios da região.
Bragança, Cidade Empreendedora
O Programa Cidade Empreendedora pretende transformar Bragança em um polo de desenvolvimento sustentável, impulsionando o crescimento de micro e pequenas empresas locais. Com a parceria entre Prefeitura, Sebrae e Governo do Estado, ações de capacitação, inovação e suporte técnico serão implementadas para estimular o crescimento econômico e a geração de empregos no município.
“Bragança agora é uma cidade empreendedora. Assinamos o termo de compromisso com o Sebrae junto com o Governo do Estado do Pará, nosso secretário de Turismo, Dr. Eduardo Costa, vereadores e toda nossa equipe da prefeitura. Esse compromisso selado e assinado hoje fortalece nossa cidade e também nos insere na COP 30 com mais ênfase”, declarou o prefeito Dr. Mário Júnior.
A diretora técnica do Sebrae-PA, Domingas Ribeiro, destacou a importância da adesão de Bragança ao programa e a conexão com o turismo:
“É uma grande honra para o Sebrae/PA estar aqui. Bragança é o primeiro município do ciclo 2025-2026 a assinar esse termo. A cidade tem um grande potencial turístico e se encaixa perfeitamente dentro dos eixos estratégicos da COP 30, como economia criativa, hospitalidade, mobilidade e gastronomia”.
Projeto Turismo COP 30
Além da assinatura do termo de adesão, o evento marcou o lançamento do Projeto Turismo COP 30, uma iniciativa do Sebrae para inserir Bragança na rota turística da COP 30. A proposta busca atrair visitantes, investidores e parceiros comerciais, aproveitando a visibilidade internacional que o evento da ONU proporcionará ao Pará.
“O turismo é fundamental para a nossa cidade. Bragança é rica em belezas naturais, praias, gastronomia e cultura, com a Marujada e o artesanato. Nosso papel é garantir que esse potencial seja aproveitado de forma planejada”, ressaltou a secretária municipal de Turismo, Maryllin Oliveira.
A iniciativa beneficiará diretamente pequenos negócios, como pousadas e restaurantes, além de empreendedores como guias turísticos e produtores de artesanato. O projeto prevê capacitações para aprimorar os serviços oferecidos, incentivo à adoção de práticas sustentáveis e fortalecimento do turismo de experiência, que valoriza a cultura local e a preservação ambiental.
*É proibida a reprodução deste conteúdo
Fonte: Diário do Caeté