Município investe em mecanização agrícola e leva políticas públicas a mais de 120 comunidades rurais, com recorde de atendimento e expansão
Nos primeiros sete meses da atual gestão, o município de Bragança, no nordeste paraense, protagonizou um marco inédito na agricultura local. Com mais de 5.500 horas de mecanização agrícola e aproximadamente 2.000 hectares de terras atendidas, a Prefeitura realizou a maior operação de apoio ao campo das últimas décadas, impactando diretamente cerca de 1.500 famílias distribuídas em 120 localidades rurais — muitas das quais estavam há mais de 10 anos sem receber qualquer tipo de ação estruturante.
Com o objetivo de descentralizar o serviço e garantir acesso às regiões mais isoladas, os trabalhos de mecanização chegaram a áreas, como as comunidades de Cacoal, Montenegro, Campos e Emborai. Esta última recebeu atenção especial, com mecanização da 6ª e 7ª travessas em diante. O Cacoal, por sua vez, foi contemplado pela primeira vez, mesmo estando a 64 km de distância da sede do município.
Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram
O avanço dessa frente só foi possível graças ao uso intensivo de equipamentos. A Secretaria Municipal de Agricultura (SADER) colocou em operação quatro tratores próprios, e contratou mais seis tratores alugados, totalizando dez máquinas trabalhando simultaneamente na zona rural. O reforço veio ainda com dois tratores do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). E a previsão para 2026 é ainda mais ambiciosa: 12 tratores próprios e 8 alugados, alcançando 20 tratores em campo para atender uma demanda crescente e consolidar a mecanização como política pública contínua.
Ver essa foto no Instagram
Outro destaque importante da atual gestão é a implantação de quatro jardins clonais, com sementes geneticamente adaptadas para maior resistência e produtividade. A iniciativa qualifica o cultivo agrícola e fortalece a sustentabilidade da produção familiar, colocando Bragança como referência regional em inovação e apoio ao homem do campo.
Com esses avanços, a agricultura familiar bragantina passa a ocupar papel de destaque no desenvolvimento socioeconômico local, promovendo renda, segurança alimentar e permanência das famílias no campo com mais dignidade e oportunidades.
*É proibida a reprodução deste conteúdo
Fonte: Diário do Caeté com informações da Secom Prefeitura de Bragança-PA