Maior complexo de cidadania da América Latina é inaugurado no nordeste paraense e promete transformar a vida de milhares de bragantinos
O Governo do Estado entregou, nesta terça-feira (8), a 15ª Usina da Paz no Pará, dessa vez, no município de Bragança, nordeste paraense. A chegada do maior complexo de cidadania da América Latina na “Pérola do Caeté” fez parte das celebrações pelos 412 anos da cidade, sendo um verdadeiro presente à população bragantina que, a partir de hoje, passa a contar com uma nova referência em atendimentos e oportunidades.
Durante a entrega da nova Usina da Paz, o Governador Helder Barbalho destacou a satisfação em poder entregar mais uma Usina da Paz.
A vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, afirmou que a Usina será um local de transformação para as famílias bragantinas
“Aqui teremos 35 órgãos juntos, trabalhando para trazer mais de 70 serviços. Aqui ninguém vai pagar nada para usar a Usina da Paz, que é um instrumento de transformação e a segunda casa dos moradores. Essa Usina é do povo, com serviços para as famílias. Estou feliz porque hoje a tão esperada Usina da Paz de Bragança é realidade”, disse a vice-governadora do Pará.
O prefeito de Bragança, Dr. Mário Júnior, agradeceu pelos investimentos feitos pelo Estado no município.
“Agradeço pelo compromisso do Governo com o nosso município, demonstrado por meio de várias e importantes obras. É uma grande alegria estar aqui e celebrar a entrega da 15ª Usina da Paz, que tinha que ser em Bragança”, discursou o gestor municipal.
Estrutura de ponta – Localizada na Avenida Juscelino Kubitschek, a UsiPaz Bragança possui área construída de aproximadamente 7 mil metros quadrados e conta com uma estrutura moderna e funcional, onde serão disponibilizados mais de 70 serviços e atendimentos gratuitos nas áreas da saúde, educação, assistência social, cultura, esporte e lazer.
O novo complexo de cidadania estadual conta com dois prédios principais, Usina e Assistência, que possuem salas estruturadas para a realização de serviços como emissão de documentos, cursos profissionalizantes, atendimentos médicos, odontológicos e psicológicos, orientação jurídica, entre outros; além de espaços como bibliotecas e salas de estudo, música e informática.
Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram
A Usina também conta com áreas para práticas esportivas, culturais e de lazer, como ginásio poliesportivo, quadra de areia, academia ao ar livre, teatro, parque infantil e piscina.
As Usinas da Paz são complexos de cidadania implantados pelo Governo do Estado para promover inclusão social, reduzir a violência e melhorar a qualidade de vida da população em áreas vulneráveis do Estado. O projeto faz parte do programa Territórios Pela Paz (TerPaz). Desde 2021, com a entrega da primeira Usina da Paz, os complexos de cidadania já garantiram cerca de 10 milhões de atendimentos.
No contexto da segurança pública, as Usinas também contribuem para reduções expressivas nos índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) nas áreas onde estão inseridas, com percentuais que chegam a 90% de queda, indicando eficácia na promoção da segurança pública e na melhoria da qualidade de vida.
A UsiPaz Bragança se junta às outras 14 unidades já em pleno funcionamento, em Belém (Jurunas/Condor, Guamá, Terra Firme, Bengui e Cabanagem); nos municípios de Ananindeua, Marituba, Benevides e Castanhal, na Região Metropolitana; Capanema no Caeté, Abaetetuba, no Baixo Tocantins, e Marabá, Parauapebas e Canaã dos Carajás, no sudeste paraense.
Outros 22 complexos seguem em construção, nas cidades de Altamira, Cametá, Paragominas, Tucuruí, Santa Izabel do Pará, Redenção, Itaituba, Santarém, Viseu, Igarapé-Miri, Barcarena, Breves, Dom Eliseu, São Miguel do Guamá, Portel, Moju, Parauapebas (segunda Usina), Óbidos, Salinópolis, Tomé-Açu, São Félix do Xingu e Belém, no distrito de Icoaraci. Outras unidades também serão anunciadas em breve.
Fonte: Diário do Caeté com informações da Ag. Pará