Home / Destaque / Bragança é destaque ao receber Selo Ouro do Prêmio Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização
Imagem: Divulgação/Foto: Perfil Oficial Dr. Mário @drmariojuniorpa

Bragança é destaque ao receber Selo Ouro do Prêmio Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização

Bragança está entre os municípios premiados com o Selo Ouro na alfabetização

O prefeito de Bragança, Dr. Mário Júnior, participou nesta segunda-feira (10) da cerimônia de entrega do Prêmio Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, realizada em Brasília (DF). O município foi reconhecido com o Selo Ouro, uma premiação que destaca os esforços bem-sucedidos da Secretaria Municipal de Educação na implementação de políticas e estratégias que asseguram o direito à alfabetização das crianças.

Ao todo, 4.187 municípios foram contemplados com o prêmio, sendo 2.592 na categoria Ouro, 1.062 na categoria Prata e 533 na categoria Bronze. O Selo Ouro foi concedido a municípios de 12 estados brasileiros, incluindo o Pará, além do Distrito Federal. O reconhecimento é parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), que busca incentivar a adoção de práticas de gestão educacional alinhadas ao Plano Nacional de Educação (PNE).

Critérios de Avaliação

A seleção dos municípios premiados foi realizada por uma comissão do Ministério da Educação (MEC), que avaliou a atuação dos estados e municípios com base em 21 critérios para estados e Distrito Federal, e 20 para municípios. As ações foram analisadas dentro de cinco dimensões principais:

  • Integração e colaboração entre diferentes esferas da gestão educacional;
  • Política de alfabetização institucionalizada no território;
  • Implementação de estratégias pedagógicas para a alfabetização;
  • Formação docente e capacitação profissional;
  • Distribuição de material didático e suporte às escolas.

Sobre o CNCA

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada foi lançado em junho de 2023 e tem como principal meta garantir que até 2030, pelo menos 80% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental. Além disso, o programa também foca na recuperação das aprendizagens das crianças do 3º, 4º e 5º ano afetadas pela pandemia.

📲 Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram

São cinco eixos estratégicos:

  • Assistência técnica e financeira para formação de professores e gestores, assim como para assegurar materiais didáticos específicos de alfabetização a todas as crianças brasileiras.
  • Apoio à infraestrutura para salas de alfabetização, com a instalação de Cantinhos de Leitura em cada sala de aula que atenda ao 1º ou 2º ano do ensino fundamental. Nesse eixo, o MEC já alcançou mais de 42 mil escolas brasileiras.
  • Criação e manutenção da Renalfa, composta por 7,2 mil profissionais especialistas no tema, para apoiar cada município, regional de ensino e secretaria de educação.
  • Estruturação do Sistema Interfederativo de Avaliação da Alfabetização, integrando os sistemas estaduais de avaliação externa com o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), a fim de garantir uma métrica nacional para monitorar a progressão da alfabetização em todo o país. Atualmente, 24 estados já estão integrados no sistema.
  • Reconhecimento e disseminação de boas práticas, a fim de premiar e certificar sistemas de ensino, escolas e professores que se destacam na garantia do direito à alfabetização. Nesse último está o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização.

O prefeito Dr. Mário Júnior celebrou a conquista e destacou o compromisso da gestão municipal com a educação nas redes sociais:

*É proibida a reprodução deste conteúdo

Fonte: Diário do Caeté

Sobre Redação Diário do Caeté

Veja Também

Governo Federal anuncia crédito para reforma de moradias e ampliação de atendimento com especialistas no SUS durante Marcha dos Prefeitos

Lula anuncia crédito para reforma de moradias e atendimento com especialistas no SUS durante a ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.