Home / Cidades / Bragança é oficialmente inserida no Mapa do Turismo Brasileiro pelo Ministério do Turismo; Confira entrevistas
Imagem: Reprodução/Foto: Mapa do Turismo/MTur.

Bragança é oficialmente inserida no Mapa do Turismo Brasileiro pelo Ministério do Turismo; Confira entrevistas

Reconhecimento valoriza os atrativos turísticos de Bragança e fortalece a região da Amazônia Atlântica Caeté como destino estratégico no Plano Nacional do Turismo 2024-2027

Na última sexta-feira (4), o município de Bragança, no nordeste do Pará, conquistou um importante reconhecimento nacional: passou a integrar oficialmente o Mapa do Turismo Brasileiro, conforme certificado emitido pelo Ministério do Turismo (MTur). A inclusão, realizada por volta das 10h, foi assinada pelo ministro do Turismo e também paraense Celso Sabino, e tem validade até 4 de abril de 2026.

A certificação foi concedida por meio do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), com apoio dos Interlocutores Estaduais do PRT — agentes que atuam diretamente com os municípios e regiões turísticas que compõem o mapa. Na plataforma oficial do Mapa do Turismo, Bragança já aparece como parte da “Região Turística Amazônia Atlântica Caeté”.

Para integrar a plataforma, os municípios precisam atender a critérios rigorosos, como possuir uma estrutura de gestão da atividade turística, um Conselho Municipal de Turismo atuante, orçamento próprio destinado à área e prestadores de serviços cadastrados no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos).

📲 Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram

A categorização dos municípios turísticos é dividida em três tipos: cidade turística (como Bragança), com papel de liderança e estrutura consolidada; cidade com oferta turística complementar, que agrega valor à experiência do visitante; e cidade de apoio ao turismo, que contribui com mão de obra, produtos e serviços para o setor, mesmo com menor fluxo de visitantes.

A atualização do mapa faz parte das ações do Plano Nacional do Turismo (2024-2027), que busca ampliar o número de viagens dentro do Brasil, promover destinos em todas as regiões e impulsionar a cadeia produtiva do turismo, gerando emprego e renda para a população.

O Diário do Caeté conversou com o prefeito de Bragança, Dr. Mário Júnior, e com a vice-prefeita Marcely Castanho, que comentaram sobre o impacto positivo da certificação para o município. Confira o vídeo da entrevista abaixo:

*É proibida a reprodução deste conteúdo

Fonte: Diário do Caeté

Sobre Redação Diário do Caeté

Veja Também

Feira Criativa Bragantina movimenta a orla com arte, cultura e sorteios nesta sexta (03)

Evento reúne artesãos, artistas e produtores locais, valorizando a cultura bragantina e oferecendo sorteios ao ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.