Home / Cidades / Bragança participa da COP 30 com painéis, estande e programação local sobre sustentabilidade
Imagem: Reprodução/Alex Ribeiro/Ag. Pará

Bragança participa da COP 30 com painéis, estande e programação local sobre sustentabilidade

Município leva experiências de conservação e saberes tradicionais para o Pavilhão Pará e promove atividades culturais e ambientais na cidade.

A cidade de Bragança, no nordeste paraense, marcará presença na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em Belém, com uma série de ações voltadas à sustentabilidade, inovação e valorização dos saberes amazônicos.

📲 Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram

No Pavilhão Pará, Bragança participará da Green Zone com painéis que destacam projetos de conservação dos manguezais, acordos de pesca e práticas comunitárias de resiliência climática. Entre os temas estão:

  • “Vozes da Maré: Estratégias para ação climática e conservação dos manguezais”, com participação da SEMAP, SEMMAS, UFPA – Campus Bragança e SBIOMMA;
  • “Manguezais Amazônicos: Estratégias para ação climática e resiliência comunitária”, em parceria com o Instituto Sarambuí;
  • “Experiências locais e sustentabilidade amazônica”, com destaque para ações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAS);
  • e o “Acordo de Pesca do Rio Caeté”, que valoriza o conhecimento tradicional na preservação da biodiversidade amazônica.

Além disso, o município terá um estande próprio (nº 91) no Pavilhão Pará, entre os dias 17 e 21 de novembro, das 14h às 21h, no Centro de Convenções da Centenário, em Belém. O espaço apresentará projetos sustentáveis e inovadores desenvolvidos pela cidade, com foco em parcerias ambientais, gastronomia, cultura, inclusão e acessibilidade.

Para envolver a população local, a Prefeitura também preparou uma programação especial em Bragança, entre os dias 7 e 23 de novembro, com atividades na Orla da cidade e no Complexo de São Benedito. A agenda inclui Feira Criativa, Cine Mangues da Amazônia, apresentações musicais, atividades da biblioteca e oficinas de Carimbó e Xote Bragantino, ministradas por professores e grupos culturais locais.

Com essa participação, Bragança reforça o compromisso com o desenvolvimento sustentável e com o protagonismo amazônico nas discussões climáticas globais.

*É proibida a reprodução deste conteúdo

Fonte: Diário do Caeté

Sobre Redação Diário do Caeté

Veja Também

Bragança inaugura Diretoria de Desenvolvimento Econômico e Sala do Empreendedor COP30

A Prefeitura Municipal de Bragança inaugurou, na tarde desta quarta-feira (22), a Diretoria de Desenvolvimento ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.