Município leva experiências de conservação e saberes tradicionais para o Pavilhão Pará e promove atividades culturais e ambientais na cidade.
A cidade de Bragança, no nordeste paraense, marcará presença na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em Belém, com uma série de ações voltadas à sustentabilidade, inovação e valorização dos saberes amazônicos.
Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram
No Pavilhão Pará, Bragança participará da Green Zone com painéis que destacam projetos de conservação dos manguezais, acordos de pesca e práticas comunitárias de resiliência climática. Entre os temas estão:
- “Vozes da Maré: Estratégias para ação climática e conservação dos manguezais”, com participação da SEMAP, SEMMAS, UFPA – Campus Bragança e SBIOMMA;
- “Manguezais Amazônicos: Estratégias para ação climática e resiliência comunitária”, em parceria com o Instituto Sarambuí;
- “Experiências locais e sustentabilidade amazônica”, com destaque para ações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAS);
- e o “Acordo de Pesca do Rio Caeté”, que valoriza o conhecimento tradicional na preservação da biodiversidade amazônica.
Além disso, o município terá um estande próprio (nº 91) no Pavilhão Pará, entre os dias 17 e 21 de novembro, das 14h às 21h, no Centro de Convenções da Centenário, em Belém. O espaço apresentará projetos sustentáveis e inovadores desenvolvidos pela cidade, com foco em parcerias ambientais, gastronomia, cultura, inclusão e acessibilidade.
Para envolver a população local, a Prefeitura também preparou uma programação especial em Bragança, entre os dias 7 e 23 de novembro, com atividades na Orla da cidade e no Complexo de São Benedito. A agenda inclui Feira Criativa, Cine Mangues da Amazônia, apresentações musicais, atividades da biblioteca e oficinas de Carimbó e Xote Bragantino, ministradas por professores e grupos culturais locais.
Com essa participação, Bragança reforça o compromisso com o desenvolvimento sustentável e com o protagonismo amazônico nas discussões climáticas globais.
*É proibida a reprodução deste conteúdo
Fonte: Diário do Caeté
Portal de Notícias Diário do Caeté Faz parte do seu dia!