Home / Brasil / Brasil volta a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália a partir desta quinta-feira (10)
Imagem: Reprodução/Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

Brasil volta a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália a partir desta quinta-feira (10)

Medida entra em vigor com base na reciprocidade diplomática e afeta turistas que chegam ao Brasil por via aérea, terrestre ou marítima

O Brasil passa a exigir, a partir desta quinta-feira (10), visto de entrada para turistas da Austrália, do Canadá e dos Estados Unidos. A medida cumpre o que determina um decreto presidencial publicado em maio de 2023, com base no princípio da reciprocidade. Segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), a decisão foi tomada porque esses países não oferecem isenção de visto para cidadãos brasileiros.

“O Brasil não concede isenção unilateral de vistos de visita”, informou o Itamaraty em nota, reforçando que as negociações com os três países seguem em andamento para que haja acordos de isenção recíproca.

Em publicação nas redes sociais, o ministro do Turismo, Celso Sabino, reiterou o posicionamento do governo brasileiro.

“Seguimos em tratativas para que os Estados Unidos isentem os brasileiros da exigência do visto, permitindo a reciprocidade para os norte-americanos que visitam o Brasil”, escreveu.

De acordo com dados da Embratur, o Brasil recebeu, em 2024, um total de 728.537 turistas dos Estados Unidos, 96.540 do Canadá e 52.888 da Austrália.

Como solicitar o visto

Turistas desses três países que desejarem entrar no Brasil por via aérea, terrestre ou marítima deverão solicitar o visto eletrônico (eVisa) por meio do site oficial. O custo do procedimento é de US$ 80,90 (cerca de R$ 479).

📲 Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram

O processo inclui o preenchimento de um formulário e o envio de documentos obrigatórios, como passaporte válido. A orientação é que a solicitação seja feita com antecedência para evitar atrasos ou imprevistos nas viagens. A permanência permitida no Brasil é de até 90 dias.

Senado aprovou projeto que suspende exigência

Apesar da entrada em vigor da exigência de visto, o Senado Federal aprovou, em março deste ano, um projeto de decreto legislativo que suspende a exigência para cidadãos dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão a partir desta mesma data, 10 de abril. No entanto, o texto ainda precisa ser apreciado pela Câmara dos Deputados, onde não houve tramitação até o momento.

A proposta é de autoria do senador Carlos Portinho (PL-RJ) e teve relatoria do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), ambos da oposição ao governo federal.

Japão fora da lista

Embora o Japão tenha sido incluído no projeto aprovado pelo Senado, o país não está mais na lista de nações que exigem visto de cidadãos brasileiros. Em agosto de 2023, Brasil e Japão firmaram acordo para isenção mútua de vistos de visita para estadias de até 90 dias. A medida entrou em vigor em setembro e vale por três anos.

*É proibida a reprodução deste conteúdo

Fonte: Diário do Caeté com informações da Ag. Brasil

Sobre Redação Diário do Caeté

Veja Também

Quais dias da Semana Santa são feriado? Veja o que diz a lei

A Sexta-feira Santa, que neste ano cai em 18 de abril, é feriado nacional. A ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.