Com objetivo de fortalecer e qualificar a mão de obra paraense, tendo em vista o evento mundial sobre mudanças climáticas, a COP 30 (Conferências das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), que será realizado em Belém, em novembro de 2025, o Governo do Estado lançou, nesta terça-feira, 2, o programa “Capacita Cop 30”.
Coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (SECTET) o programa é direcionado à qualificação técnica e profissional, além de fomentar a economia com medidas e estratégias de formas que impulsionarão a geração de emprego, aumentando a produção e fortalecimento nos setores-chave da economia local.
O evento de assinatura do lançamento do Capacita foi conduzido pelo governador do Pará, Helder Barbalho, que ressaltou a importância de deixar legados para Estado.
“O objetivo é capacitar e qualificar de forma gratuita, todos que, de maneira direta ou indireta, terão a oportunidade de trabalhar com a agenda de turismo, agenda de serviços para a COP 30, mas também, para deixar um legado pré-cop e pós-cop, para que nós possamos fazer com que as pessoas se qualifiquem, e a partir desta qualificação, melhore o seu currículo, melhore a oportunidade de renda, oportunidade de emprego e façamos com que esses 67 cursos para 12 mil pessoas possam melhorar a qualidade e no nível dos serviços que nós ofertamos hoje, seja na nossa capital, seja no polo Santarém, no polo Salinas, como também no polo Marajó, e com isto nós possamos fazer com que a estratégia do turismo ecológico, do turismo da natureza, possa incrementar uma nova vocação ao Estado, gerando oportunidade de emprego e renda para a nossa população”, disse o governador.
A apresentação do programa foi feita pelo titular da SECTET, Victor Dias, que falou sobre o funcionamento, vagas, oferta de cursos, inscrições e, principalmente, a oportunidade de forma gratuita para quem buscar se capacitar para ingressar no mercado de trabalho.
“Nos foi dada a missão de capacitar os nossos profissionais a receberem os nossos visitantes. Este projeto foi desenvolvido para ser integrador destas ofertas para aperfeiçoar e qualificar profissionalmente, cada vez mais, os nossos prestadores de serviços, sejam profissionais, sejam para aqueles que iniciantes que queiram ingressar para essas oportunidades que vão surgir”, pontuou o secretário.
Ao todo, serão oferecidas 12 mil vagas de maneira presencial e on-line em 67 cursos dos diversos eixos temáticos, como turismo, produção alimentícia, infraestrutura e segurança com quatro polos de atuação, sendo Região Metropolitana de Belém, Santarém e arquipélago do Marajó e Salinópolis.
Cada pessoa, a partir dos 17 anos, pode se inscrever em qualquer curso e, apenas após a conclusão, poderá se inscrever em outros. Ao final do curso, os alunos vão receber uma certificação exclusiva ao projeto, com um “Selo COP 30”, certificando a comprovação formal do conhecimento adquirido através do programa.
A iniciativa tem a parceria da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Universidade do Estado do Pará (Uepa) e mais de 20 parceiros, dentre eles o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
Para a vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, o lançamento do programa é mais um passo para a realização da COP.
“Esse dia marca um grande rumo à COP 30 e ressalto a importância da parceria com várias instituições. Trabalhar desde já na formação da mão de obra é a garantia que chegaremos em 2025 preparados para receber nossos representantes de todo o mundo. Um programa bom para o trabalho e empregador”, enfatizou a vice-governadora.
Serviço:
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo capacitacop30.pa.gov.br ou através do portal da SECTET, no endereço: www.sectet.pa.gov.br
*É proibida a reprodução deste conteúdo
Fonte: Agência Pará