Home / Bragança / Caranguejo-Uçá: Período de Defeso em Bragança protege a espécie

Caranguejo-Uçá: Período de Defeso em Bragança protege a espécie

No nordeste do Estado, mais precisamente em Bragança, uma importante medida de proteção entra em vigor neste primeiro trimestre de 2024: o período de defeso do caranguejo-uçá. Esta iniciativa visa resguardar a reprodução e a preservação dessa espécie durante um período para sua perpetuação.

Durante o defeso, que compreende alguns intervalos deste trimestre, os caranguejos-uçás se tornam mais vulneráveis enquanto buscam se acasalar, saindo mais frequentemente de suas tocas. É crucial que a população esteja atenta às datas estipuladas, uma vez que atividades como captura, comercialização, estocagem e armazenamento desses animais estão estritamente proibidas.

A medida de restrição está respaldada pela Portaria N° 325 da Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, estabelecendo um conjunto de regulamentos para a proteção e conservação dessa espécie.

Preservar o caranguejo-uçá é não apenas um compromisso com a biodiversidade local, mas também uma maneira de garantir a sustentabilidade dos recursos marinhos. Esteja consciente e contribua para a preservação desses animais durante o período de defeso.

Confira as datas abaixo:

Foto: Redes sociais / Prefeitura de Bragança.

*É proibida a reprodução deste conteúdo

Fonte: Diário do Caeté

Veja Também

Região Nordeste 2024: Caeté e Castanhal disputam o título da Copa Pará Sub-17

A grande final da Copa Pará Sub-17, Região Nordeste 2024, está definida e reserva um ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.