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Casos de massacre em escolas no Brasil: como prevenir?

O monitoramento nas redes sociais visando combater os discursos de ódio que tanto assolam o ambiente cibernético hoje em dia, além de estratégias que visam dificultar a livre circulação de armas no país são ferramentas fundamentais para evitar massacres como os que aconteceram em Blumenau, na manhã desta quarta-feira (5). Na ocasião, um suspeito identificado como Luiz de Lima entrou no jardim de uma creche e matou três meninas e um menino, com idades entre 4 e 7 anos.

Diversos fatores para esse fenômeno social que ganhou grandes proporções com o massacre de Columbine, em 1999, nos Estados Unidos e parece ter uma escalada no Brasil. Nos últimos 10 dias, pelo menos dois ataques a escolas foram registrados no Brasil. No final de março, em São Paulo, um adolescente foi para a escola com uma faca e matou a professora Elisabeth Tenreiro, de 71 anos, e feriu outros cinco estudantes.

Aqui no Pará, no último dia 30, um adolescente de 17 anos esfaqueou um colega de turma na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Palmira Gabriel, no bairro do Tenoné, em Belém.

O pesquisador de segurança pública Jorge Tassi acredita que a crescente violência precisa ser analisada sob várias perspectivas, incluindo a social, antropológica, psicológica e cultural.

Ele argumenta que é fundamental entender como os jovens têm fácil acesso às armas por meio do mercado paralelo, muitas vezes usando as redes sociais para localizar vendedores.

Tassi acredita que controlar esse mercado é essencial para prevenir ataques violentos. Ele também destaca a exposição massiva à violência em programas de televisão e redes sociais, que contribui para uma cultura colérica e agressiva, mas que não é discutida de forma adequada.

“Uma pessoa fissurada em violência pode acarretar processos monstruosos. Porque a violência oferece um excesso de dopamina e serotonina no organismo, gerando prazer. Ela afeta o batimento cardíaco, mexe com o processo do alimento, com o nível de ansiedade. Ela afeta o fisiológico do ser humano”, disse.

Grupos masculinistas

Yasmin Curzi, pesquisadora do Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getúlio Vargas, destaca que o caldo machista em que os autores de atentados estão inseridos precisa ser estudado. Ela explica que na deep web e em fóruns de grupos radicais, há um discurso de ódio e violência que permeia o cotidiano desses jovens, especialmente aqueles que se intitulam como celibatários involuntários (incels).

Esses grupos masculinistas têm uma visão de que a expansão dos direitos para mulheres e pessoas LGBTQIA+ e da democracia representa uma ameaça aos valores do Ocidente. Yasmin enfatiza a importância do monitoramento da polícia sobre o que é arquitetado por esses grupos na deep web e nas redes sociais, bem como ações para derrubar fóruns e interromper a disseminação do discurso de ódio.

Mudança de cultura

Rita Andréa Guimarães, psicanalista e fundadora do IMA Instituto e Câmara de Mediação Aplicada, argumenta que é crucial para a sociedade discutir as concepções relacionadas à masculinidade. Ela aponta que muitos massacres são cometidos por homens e questiona a ideia de masculinidade transmitida pela cultura. Além disso, ela ressalta que os homens não são educados para lidar com vulnerabilidade e elaboração de sentimentos.

Histórico preocupante de ataques no Brasil

Desde o ano de 2011, o Brasil já teve pelo menos 10 ataques a creches e escolas. Há de se destacar o massacre na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, no Rio de Janeiro, que chocou o país no dia 7 de abril de 2011.

Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo
📷 Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo |Reprodução

O autor dos disparos foi um ex-aluno da escola, Wellington Menezes de Oliveira, que não tinha antecedentes, mas tirou a vida de 12 pessoas e deixou dezenas feridas. Após levar um tiro na barrida, ele cometeu suicídio.

Além do caso citado, relembramos o da Escola Estadual Primo Bitti e Centro Educacional Praia de Coqueiral, em Aracruz, no Espírito Santo, em novembro do ano passado. Na ocasião, foram três mortos e outros 13 feridos.

Outros casos

Escola Estadual Professora Carmosina Ferreira Gomes (Sobral-CE, 2022)

📷 |Reprodução

Um aluno de 15 anos atirou em três estudantes na instituição. O atirador utilizou uma arma que pertencia a um colecionador, atirador desportivo e caçador (CAC), levando o instrumento escondido sob o uniforme escolar, passando despercebido pelo vigilante da escola.

Colégio Municipal Eurides Sant’Anna (Barreiras-BA, 2022)

Escola Estadual Professora Carmosina Ferreira Gomes
📷 Escola Estadual Professora Carmosina Ferreira Gomes |Reprodução

Um ataque a em uma escola em Barreiras, na Bahia, resultou na morte de uma aluna cadeirante de 19 anos, identificada como Geane da Silva Brito. De acordo com a polícia, um adolescente de 14 anos, que estudava na mesma escola, invadiu o local armado e atirou contra os alunos. O atirador foi baleado e levado para o Hospital Geral do Oeste pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes (Ilha do Governador-RJ, 2022)

Três alunos de 14 anos foram alvo de um ataque a faca perpetrado por um colega de turma. De acordo com informações da Polícia Militar, o agressor chegou a registrar a própria ação em vídeo.

Escola Aquarela (Saudades-SC, 2021)

Escola Aquarela
📷 Escola Aquarela |Reprodução

O ataque resultou na morte de três crianças e duas funcionárias. O agressor, de 18 anos na época, desferiu golpes contra si mesmo e foi levado em estado grave para um hospital da região após o crime.

No momento do ataque, havia 20 crianças sob os cuidados de cinco professoras na escola. O primeiro alvo do agressor foi a professora Keli Adriane Aniecevski, que mesmo ferida, correu para uma sala onde estavam quatro crianças e a agente educativa Mirla Renner, de 20 anos. O agressor invadiu a sala e continuou os ataques, resultando na morte de Keli e três crianças. Mirla chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos.

Escola Estadual Orlando Tavares (Caraí-MG, 2019)

Escola Estadual Orlando Tavares, zona rural de Minas Gerais
📷 Escola Estadual Orlando Tavares, zona rural de Minas Gerais |Reprodução

O ataque foi realizado por um aluno que não estava presente na escola localizada em uma zona rural de MG. O estudante foi posteriormente apreendido pela polícia. As vítimas foram atingidas através de uma porta fechada e sofreram ferimentos no pescoço e braço.

Centro Educacional Unificado Aricanduva (São Paulo-SP, 2019)

Centro Educacional Unificado Aricanduva
📷 Centro Educacional Unificado Aricanduva |Reprodução

Um aluno de 14 anos esfaqueou um professor dentro da escola. De acordo com a Polícia Militar, o estudante também ficou ferido após se ferir ao avisar seus colegas sobre o ataque. O incidente ocorreu durante uma troca de aulas, quando o aluno encontrou o professor no corredor e o esfaqueou antes de retornar à sala de aula. O estudante estava no 9º ano do ensino fundamental e não possuía histórico de problemas com colegas e funcionários.

Escola Estadual Raul Brasil (Suzano-SP, 2019)

Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano
📷 Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano |Reprodução

Dois homens encapuzados, um adolescente e um homem de 25 anos mataram sete pessoas, incluindo cinco alunos e duas funcionárias. Antes do ataque, a dupla havia assassinado o proprietário de uma loja da região. Ambos eram ex-alunos da escola e depois do ataque, o adolescente matou o homem mais velho e se suicidou. Eles haviam feito um “pacto” de cometer o crime e depois se suicidar.

Colégio Estadual João Manoel Mondrone (Medianeira-PR, 2019)

Um aluno de 15 anos entrou e atirou contra colegas de classe, deixando dois feridos: um de 15 anos atingido nas costas e outro de 18 anos com ferimento leve na perna.

Colégio Goyases (Goiânia-GO, 2017)

Colégio Goyases
📷 Colégio Goyases |Reprodução

Um estudante de 14 anos atirou e matou dois alunos e ferindo outros quatro. O adolescente, filho de policiais militares, tirou uma pistola .40 de sua mochila durante o intervalo das aulas e efetuou os disparos. Ele foi impedido de recarregar a arma pela coordenadora da escola.

Fonte: Dol

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