O Brasil esteve com representantes na COP 26, que ocorreu em 2021, na cidade de Glasgow, na Escócia. Entre eles o Governador do Pará, Helder Barbalho que na ocasião chegou a cogitar a candidatura de Belém como cidade sede para a COP 30 em 2025, a sugestão foi bem recebida e entrou em pauta.
Nesta sexta-feira (14), durante a visita do presidente Lula (PT), à China, o assunto voltou a ser comentado, o país manifestou apoio à candidatura brasileira para sediar a COP 30.
Mudanças climáticas foi assunto mais debatido entre os presidentes que em declaração conjunta reconheceram os alertas da comunidade científica internacional.
“A atividade humana está mudando o sistema climático global e criando novos desafios para o desenvolvimento sustentável dos países em desenvolvimento”, e continua dizendo que; “A cúpula de 2025 será fundamental para o próprio futuro da resposta global às mudanças climáticas”.
Afirmaram ainda que os países desenvolvidos “têm responsabilidade histórica pelas emissões de gases de efeito estufa”. Por isso, devem liderar a ampliação das ações para alcançar a neutralidade climática antes de 2050. Desse modo, “respeitando o direito ao desenvolvimento e o espaço político dos países em desenvolvimento”.
Brasil e China destacaram ainda a importância e a necessidade de combinar uma ação em defesa do clima, mas incluindo medidas para “a erradicação da pobreza e da fome”.
Fonte: Dol