Home / Internacional / China apoia Brasil como candidato a sede da COP 30 em 2025

China apoia Brasil como candidato a sede da COP 30 em 2025

O Brasil esteve com representantes na COP 26, que ocorreu em 2021, na cidade de Glasgow, na Escócia. Entre eles o Governador do Pará, Helder Barbalho que na ocasião chegou a cogitar a candidatura de Belém como cidade sede para a COP 30 em 2025, a sugestão foi bem recebida e entrou em pauta.

Nesta sexta-feira (14), durante a visita do presidente Lula (PT), à China, o assunto voltou a ser comentado, o país manifestou apoio à candidatura brasileira para sediar a COP 30.

Mudanças climáticas foi assunto mais debatido entre os presidentes que em declaração conjunta reconheceram os alertas da comunidade científica internacional.

“A atividade humana está mudando o sistema climático global e criando novos desafios para o desenvolvimento sustentável dos países em desenvolvimento”, e continua dizendo que; “A cúpula de 2025 será fundamental para o próprio futuro da resposta global às mudanças climáticas”.

Afirmaram ainda que os países desenvolvidos “têm responsabilidade histórica pelas emissões de gases de efeito estufa”. Por isso, devem liderar a ampliação das ações para alcançar a neutralidade climática antes de 2050. Desse modo, “respeitando o direito ao desenvolvimento e o espaço político dos países em desenvolvimento”.

Brasil e China destacaram ainda a importância e a necessidade de combinar uma ação em defesa do clima, mas incluindo medidas para “a erradicação da pobreza e da fome”.

 

Fonte: Dol

Veja Também

Bragança recebe Comitiva da China e reforçam diálogo sobre investimentos

Em um encontro histórico para a cidade, o Prefeito Raimundão, o Vice-Prefeito Dr. Mário Júnior ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.