A Anatel anunciou que antecipará a implantação do 5G em mais de mil cidades brasileiras ainda em 2023. A informação foi dada pelo presidente do órgão, Carlos Baigorri, ao jornal O Globo.
Anteriormente, somente cidades com 500 mil habitantes podiam receber a tecnologia, mas, agora, municípios próximos com 200 mil munícipes já poderão acessar o 5G – algo que só aconteceria em 2026.
Com mais de 100 celulares 5G homologados pela Anatel até aqui, a implantação da tecnologia vem enfrentando problemas, contudo. A Conexis Digital aponta que, dos 26 municípios com mais de 500 mil habitantes, dez não têm leis específicas para instalação de antenas e demais itens importantes para a nova tecnologia.
A faixa do 5G será liberada pela Anatel com a instalação de filtros em antenas parabólicas, porém, as operadoras não têm que instalar a rede 5G nas cidades menores depois que as cidades adequarem suas legislações.
A próxima etapa, contudo, é a instalação de mais antenas nas capitais, para que haja uma antena para cada 50 mil habitantes até julho. Contudo, o País todo só deverá ter 100% de cobertura 5G em 2029.
Fonte: Olhar Digital