Home / Saúde / Cientistas sugerem melhor horário para fazer exercício e emagrecer

Cientistas sugerem melhor horário para fazer exercício e emagrecer

Além da dieta, o exercício é fundamental para o processo de emagrecimento. Porém, pesquisadores do Instituto Karolinska, na Suécia, sugerem que o horário da atividade também faz a diferença para quem quer perder peso. O artigo foi publicado nessa segunda (13/2) na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences.

O estudo foi feito com ratos, que foram divididos em dois grupos: um corria na esteira de manhã, e o outro, à noite. Segundo os cientistas, os camundongos que se exercitaram no começo da fase ativa do corpo, de manhã, tinham o metabolismo mais ativo. A atividade logo no início da jornada também foi relacionada a melhores noites de sono, memória e performance.

Os pesquisadores analisaram amostras de sangue, do cérebro, coração, músculos, fígado e gordura dos animais. Eles descobriram que genes envolvidos na quebra de gordura e termogênese eram mais expressados nos ratos que se exercitaram pela manhã.

“Nossos resultados sugerem que o exercício logo cedo pode ser mais efetivo do que à noite pois aumenta o metabolismo e a queima de gordura. Se o processo funcionar de maneira semelhante em humanos, pode ajudar pessoas que estão acima do peso“, explica o professor Juleen Zierath, um dos autores do estudo, em entrevista ao Daily Mail.

Os cientistas alertam que é preciso testar a teoria em humanos, e lembram que, apesar de os ratos serem animais usados há muito tempo nesse tipo de estudo, eles são noturnos, o que pode influenciar nos resultados.

Também não foram levados em consideração a idade, sexo ou condições de saúde dos ratinhos, e nem outros tipos de exercício além da corrida em esteira.

 

Fonte: Metrópoles

Veja Também

Campanha de Vacinação Antirrábica em Bragança acontece neste sábado (30)

“Dia D Proteger” leva vacinação antirrábica a cães e gatos: confira os locais A cidade ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.