Além da dieta, o exercício é fundamental para o processo de emagrecimento. Porém, pesquisadores do Instituto Karolinska, na Suécia, sugerem que o horário da atividade também faz a diferença para quem quer perder peso. O artigo foi publicado nessa segunda (13/2) na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences.
O estudo foi feito com ratos, que foram divididos em dois grupos: um corria na esteira de manhã, e o outro, à noite. Segundo os cientistas, os camundongos que se exercitaram no começo da fase ativa do corpo, de manhã, tinham o metabolismo mais ativo. A atividade logo no início da jornada também foi relacionada a melhores noites de sono, memória e performance.
Os pesquisadores analisaram amostras de sangue, do cérebro, coração, músculos, fígado e gordura dos animais. Eles descobriram que genes envolvidos na quebra de gordura e termogênese eram mais expressados nos ratos que se exercitaram pela manhã.
“Nossos resultados sugerem que o exercício logo cedo pode ser mais efetivo do que à noite pois aumenta o metabolismo e a queima de gordura. Se o processo funcionar de maneira semelhante em humanos, pode ajudar pessoas que estão acima do peso“, explica o professor Juleen Zierath, um dos autores do estudo, em entrevista ao Daily Mail.
Os cientistas alertam que é preciso testar a teoria em humanos, e lembram que, apesar de os ratos serem animais usados há muito tempo nesse tipo de estudo, eles são noturnos, o que pode influenciar nos resultados.
Também não foram levados em consideração a idade, sexo ou condições de saúde dos ratinhos, e nem outros tipos de exercício além da corrida em esteira.
Fonte: Metrópoles