Home / Pará / Com mais de 726 mil eleitores sem biometria cadastrada, TRE-PA retoma coleta no Estado

Com mais de 726 mil eleitores sem biometria cadastrada, TRE-PA retoma coleta no Estado

Após a interrupção do cadastro biométrico de eleitores em 2020, como uma das medidas sanitárias adotadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para conter a disseminação da covid-19, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) volta a coletar a biometria das pessoas aptas a votar nas próximas eleições, mas que ainda não fizeram o cadastro.

São mais de 726 mil eleitores nessa situação, o que corresponde a 11,9% do total. O evento de lançamento do “Retoma Bio” foi realizado na manhã desta terça-feira (14), na sede do órgão, em Belém.

Os representantes do Tribunal explicam que, em 2019, já havia sido concluída a coleta da biometria em todos os municípios do Pará, mas, por conta da interrupção do serviço e a inclusão de novas pessoas aptas a votar, subiu o número de eleitores não biometrizados.

Entre os municípios com os maiores percentuais de pessoas que podem votar, mas não têm biometria cadastrada, estão São Geraldo do Araguaia (23,25%), Viseu (22,56%) e Jacareacanga (22,01%). Já em números absolutos, os ganhadores são Belém (81.920), Ananindeua (27.863) e Marabá (26.546). Confira mais cidades no infográfico.

De acordo com o presidente do TRE-PA, desembargador Leonam Gondim, o projeto pretende, até 2026, biometrizar todos os eleitores do Pará, principalmente para garantir a segurança dos pleitos eleitorais. Segundo o representante da Corte, usar a biometria impede que uma pessoa vote por outra e, portanto, reduz a incidência de fraudes.

“A retomada da biometria é, sem dúvida nenhuma, de suma importância. Nós, como Tribunal de médio porte, conseguimos, em 2019, alcançar 100% do eleitorado, mas, de lá para cá, cresceu o número de eleitores, com mais de 700 mil pessoas que não fizeram o ajuste eleitoral”, pontua.

Outra importância desse processo, na avaliação do desembargador, é garantir a credibilidade das eleições. “Duvidou-se tanto da credibilidade das eleições, dizendo que a urna podia ser fraudada, e nunca conseguiram comprovar absolutamente nada contra nós. Começamos a gestão com o Retoma Bio porque o carro-chefe de um Tribunal Regional Eleitoral é exatamente a transparência da eleição. Desde o alistamento até o julgamento das contas, o TRE é o ator principal, então qualquer dúvida que possa surgir atinge a imagem do Tribunal, e nós, que atuamos da maneira mais transparente possível, nos preocupamos com isso”.

Diretora-geral do TRE-PA, Nathalie Castro diz ainda que a biometria permite que o eleitor tenha somente uma inscrição eleitoral e mitiga a possibilidade de fraude no cadastro eleitoral. “Fora isso, também é importante dizer que o eleitor com biometria tem acesso a serviços de forma digital, como a prova de vida do INSS, cartão de vacinação, serviço do SUS. São vários serviços digitais que estarão disponíveis para o eleitor que está biometrizado”, comenta.

Programa

O retorno da coleta de biometria no Pará ocorrerá de forma gradual, em cinco etapas que vão abranger todos os municípios paraenses e se estendem até julho. A primeira fase contemplará os seguintes municípios e Zonas Eleitorais (ZEs): Belém (ZE: 1, 28, 29, 30, 73, 76, 95, 96, 97 e 98, incluindo ainda Icoaraci e Mosqueiro), Marituba, Benevides, Castanhal, Santa Maria do Pará, São Domingos do Capim, Santa Izabel, Abaetetuba, Cametá, Marabá, Nova Ipixuna, Bom Jesus do Tocantins, Parauapebas, Canaã dos Carajás, Santarém e Mojuí dos Campos.

As etapas seguintes foram divididas por mesorregiões e obedecerão o seguinte calendário: Fase 2 (nordeste paraense, de 18 de março a 28 de abril); Fase 3 (sudeste paraense, de 1º a 31 de maio); Fase 4 (Marajó, de 1º a 30 de junho) e Fase 5 (Baixo Amazonas e sudoeste, de 1º a 31 de julho).

A ação do TRE-PA deve atingir, principalmente, eleitores mais novos, já que, segundo dados apresentados pelo secretário de tecnologia da informação do TRE-PA, Felipe Brito, essa faixa etária tem a maior quantidade de eleitores aptos a votar, porém, sem cadastro biométrico no Pará.

“Hoje temos tecnologias que permitem que o eleitor seja reconhecido pela sua biometria facial, por aspectos da face que individualizam esse eleitor. Esse processamento é tão importante que, hoje, no nosso dia a dia, em bancos ou no Gov.br, já tem esse reconhecimento facial com dados da Justiça Eleitoral, e esse é o próximo passo da identificação biométrica. Mas, nós não paramos por aí, tem também uma assinatura, que, apesar de ser só um movimento, também tem a pressão, e essa forma de assinar permite detectar um determinado eleitor. São vários aspectos que garantem a segurança da identificação”, declara o secretário.

O projeto Retoma Bio marca a retomada da reestruturação do cadastro biométrico em todos os cartórios eleitorais do Estado, portanto, o serviço ficará disponível para todos os eleitores aptos a votar, mas que ainda não estão biometrizados. O servidor que não tem biometria não terá prejuízo para votar em 2024, segundo o TRE-PA.

Municípios do Pará com maior percentual de eleitores sem biometria:

São Geraldo do Araguaia: 23,25%

Viseu: 22,56%

Jacareacanga: 22,01%

Rondon do Pará: 21,52%

Trairão: 21,32%

Cachoeira do Piriá: 21,08%

Piçarra: 20,11%

São Domingos do Araguaia: 19,85%

Melgaço: 19,58%

São Miguel do Guamá: 19,41%

Municípios do Pará com maior número absoluto de eleitores sem biometria:

Belém: 81.920

Ananindeua: 27.863

Marabá: 26.546

Santarém: 20.644

Parauapebas: 16.535

Itaituba: 14.721

Abaetetuba: 14.637

Cametá: 13.465

Altamira: 12.842

Breves: 11.967

 

 

Fonte: TRE-PA

Veja Também

Equatorial Pará leva caravana de serviços à cidade de Tracuateua

E+ Caravana Equatorial oferece serviços como troca de lâmpadas, negociação de débitos e cadastro na ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.