No último domingo (21) de abril, foi a vez das comitivas da colônia e dos campos iniciarem suas jornadas. Estes grupos de fiéis e devotos percorrerão extensas áreas rurais de diversos municípios da região do Caeté, levando consigo estandartes e a imagem de São Benedito, numa demonstração de fé e devoção que atravessa gerações, que perdura há 225 anos.
Ver essa foto no Instagram
As peregrinações das comitivas são um dos momentos mais marcantes da festividade de São Benedito em Bragança, no nordeste do Estado. Ao longo do trajeto, os fiéis cantam, rezam e celebram a fé em um ambiente de grande emoção e confraternização. A peregrinação também é um importante momento de preservação da cultura local, com a realização de apresentações e a degustação de comidas típicas.
Ver essa foto no Instagram
A peregrinação culminará em dezembro, com a grandiosa festividade de São Benedito, momento em que todas as comitivas, após meses de caminhada, retornam à cidade e se juntam a uma multidão que celebra o Santo preto. A festa, que se estende por vários dias, inclui procissões, missas, shows e apresentações culturais, atraindo milhares de visitantes de todo o estado do Pará.
*É proibida a reprodução deste conteúdo
Fonte: Diário do Caeté