Home / Economia / Complexo Industrial de Castanhal já atrai o interesse de mais de 40 empresas para implantação

Complexo Industrial de Castanhal já atrai o interesse de mais de 40 empresas para implantação

Mais de 40 empresas se mostraram interessadas em adquirir terrenos no Complexo Industrial de Castanhal, projetado pela Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec). O projeto contempla a implantação de um Parque da Pequena Indústria e de um Distrito Industrial (DI), em uma iniciativa considerada fundamental para acelerar o desenvolvimento na região de integração do Guamá, onde está localizada.

Os setores de logística, maquinários, embalagens e materiais de construção, entre outros, estão enxergando oportunidades de aprimorar seus negócios devido às inúmeras vantagens oferecidas pelo futuro Distrito Industrial (DI) da Cidade Modelo. Sob a administração da Codec, este será o primeiro cluster do estado a ser planejado como um condomínio de lotes.

Estendendo-se por mais de 143 hectares, o DI contará com 118 lotes industriais e 4,35 km de vias, disponíveis para investidores. Por outro lado, o Parque da Pequena Indústria, que será gerido pela prefeitura, será destinado a pequenos empreendimentos que fornecerão serviços às indústrias do DI. Esta área é menor, com pouco mais de 12 hectares.

Lutfala Bitarpresidente da Codec, destaca a importância do Distrito Industrial de Castanhal para o estado, pois sua criação irá proporcionar um espaço incentivado para a instalação de indústrias. “Desde o começo da nossa gestão, por determinação do governador Helder Barbalho, priorizamos esse projeto por entender que ele é estratégico justamente porque já existe uma alta demanda de empresas interessadas em iniciar as atividades e gerar emprego e renda”, explica.

Ainda de acordo com o presidente da Codec, o novo distrito já possui o projeto executivo de engenharia concluído e placas de sinalização instaladas na área e nas principais vias que levam ao local do empreendimento, localizado na PA-136, Rodovia Castanhal-Inhangapi. “Agora, estamos com o processo de licenciamento ambiental tramitando junto à Semas e, em breve, com a garantia dos recursos, deveremos avançar para a licitação das obras”, informa Bitar.

A secretária municipal de Indústria, Comércio e Serviços de CastanhalEster Pulqueira, ressalta os avanços garantidos nos últimos anos graças ao trabalho em parceria com a Codec. “Desde que iniciamos essa parceria aumentaram muito as nossas expectativas para que o Distrito Industrial realmente venha a se tornar uma realidade. Nós vimos grandes progressos nesses dois anos e dois meses de gestão devido a essa atuação conjunta e estamos muito satisfeitos, com excelentes expectativas, porque estamos vendo a coisa acontecer. Inclusive, agora, com a área sendo cercada e as indústrias já nos procurando para submeter as cartas de intenção”, explica.

“Temos a intenção de ir para o Distrito e entrar com o projeto de construção de forma bem imediata, pois a nossa fábrica está crescendo e precisamos mudar para um espaço que comporte esse crescimento pelos próximos 12 anos”, explica Giselle Lopes, sócia de uma fábrica de embalagens que já funciona em Castanhal. Ela faz parte do grupo de empresários que aguardam ansiosos pela implantação do DI e que já submeteram cartas de intenção sinalizando interesse em adquirir lotes.

Sobre o projeto

Distrito Industrial de Castanhal deverá comportar atividades produtivas de vários setores, incluindo construção civil, alimentos, logística, comércio, serviços, minerais não metálicos, bioindústria e agroindústria, entre outros. Quando concluído, estima-se que o DI gere cerca de 9.900 empregos diretos e indiretos, movimentando aproximadamente R$ 1 bilhão por ano na economia do Pará, considerando o emprego máximo.

O Distrito contará com centro de convivência, restaurante,  auditório com capacidade para 100 pessoas, um bloco administrativo para atendimento aos usuários e espaços para feiras, exposições e rodadas de negócios.

 

Fonte: oliberal

Veja Também

Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas começa nesta sexta com facilidades para consumidores endividados

A partir desta sexta-feira, 1º de novembro, consumidores endividados têm a chance de renegociar suas ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.